Foi descoberto recentemente um vírus que modifica boletos bancários e vem afetando alguns clientes da Econet.

Este vírus, que normalmente fica alojado no computador do usuário, danifica o código de barras e altera a linha digitável dos boletos bancários.

Danificado o código de barras, os aparelhos de leitura não reconhecerão o código na hora do pagamento, obrigando o usuário a digitar os números impressos na linha digitável.

Esta linha também é afetada pelo vírus, que altera os dados relativos ao número da conta e do banco, direcionando o pagamento para as contas dos golpistas.

 
Como não cair no golpe?
 
 
 

Mais dicas:

- Ao optar pelo pagamento em caixas eletrônicos ou locais que efetuem o pagamento através da leitura do código de barras, caso a leitura do código não ocorra, suspeite imediatamente e efetue a verificação dos itens acima.

- Se precisar imprimir uma via de boleto usando a internet, evite o uso de sites de busca e digite o endereço do banco e/ou prestador de serviço direto no navegador. Não sabe o endereço do seu banco? Entre em contato com seu banco e solicite o endereço.

- Mantenha o antivírus de seu computador atualizado e evite imprimir boletos em computadores que você não conhece. Sempre confira os dados do boleto que acabou de imprimir com as informações que você está vendo na tela do computador e com os boletos que você já pagou nos meses anteriores.

 - Ao receber o boleto em sua residência, adote o hábito de sempre conferir os dados que estão nele.

 

O que você deve fazer caso descubra que pagou um boleto adulterado?

Se você percebeu que o boleto estava adulterado somente após o pagamento, o primeiro passo é procurar imediatamente a empresa/banco emissora do boleto para receber orientações. Mas entre em contato pessoalmente ou por telefone, utilizando apenas os números que você conhece e não os impressos no documento que você pagou.

Se você pagou o boleto em alguma Lotérica da CAIXA, você pode ligar para o SAC CAIXA pelo 0800 726 0101 para receber orientações do que fazer. Ao ligar, tenha em mãos o recibo do pagamento que fez na lotérica e, se possível, o boleto que deveria ter sido pago. Eles facilitarão o seu atendimento.

Se você pagou um boleto adulterado em outro banco e o dinheiro foi creditado em alguma conta na CAIXA, procure qualquer agência da CAIXA, de posse de seus documentos pessoais, de cópias do boleto original e do recibo de pagamento.

 

Caso tenha alguma dúvida, ou note alguma irregularidade com seu boleto bancário, entre em contato com o departamento financeiro da Econet, através do telefone (41) 3016-8006 ou pelo site www.econeteditora.com.br

 


IMPORTANTE:
a Econet Editora não se responsabiliza pelos pagamentos efetuados indevidamente a terceiros, em decorrência da inobservância dos procedimentos de segurança acima descritos.