CONTABILIDADE E MERCADOS
Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá
A responsabilidade da informação contábil deve atender a conveniências de apoio
a gestão.
O mercado, dentre outras coisas, é uma expressiva preocupação.
Conhecer sobre o comportamento da concorrência (como esta comparece nos
negócios) é uma forma de avaliar os próprios atos que um negócio pratica.
O estudo, pois, da relação entre um empreendimento e outros similares é uma
conveniência que cada vez mais se firma, na medida em que se dilatam as garras
da globalização e a necessidade em aferir-se a qualidade de participação perante
os consumidores.
Ao analisar o comportamento dos competidores é preciso conhecer, também, o
porque um produto é preferido e comprado.
Ciente sobre a sua verdadeira situação de oferta,conhecendo aquela de terceiros,
a empresa tem condições de estabelecer uma estratégia de participação.
Para as mensurações dos fatos referidos, abrem-se contas que não são as de
natureza financeira oficial.
Os fenômenos de mercado, não como fatos econômicos, mas, agentes sobre o
comportamento da riqueza individualizada, passam a ser susceptíveis de
registros.
Gravar o comportamento dos competidores, em forma contábil, pois, é direcionar o
informe para que se possa, no curso de um tempo, comparar tais evoluções com
aquelas que internamente a empresa desenvolve e que afetam o seu capital.
Não se trata, também, de manter em contas o movimento patrimonial em si, mas, de
estabelecer uma comparação entre este e o do ambiente correlato.
Até que ponto crescer, espaços vulneráveis a explorar, flexibilidade, toda esta
matéria pode, cada uma, se constituir em um grupo de contas como interesses
relevantes perante a vida do capital.
A Contabilidade aplicada ao Mercado, portanto, vem-se constituindo, em uma
preocupação moderna, decorrente dos fatores imperiosos de aceleração da
concorrência.
*Autor: Antônio Lopes de Sá
Contato: lopessa.bhz@terra.com.br
Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres, Inglaterra, 1999 Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1964. Administrador, Contador e Economista, Consultor, Professor, Cientista e Escritor. Vice Presidente da Academia Nacional de Economia, Prêmio Internacional de Literatura Cientifica, autor de 176 livros e mais de 13.000 artigos editados internacionalmente.