CONTABILIDADE E MERCADOS
Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá
 

A responsabilidade da informação contábil deve atender a conveniências de apoio a gestão.
O mercado, dentre outras coisas, é uma expressiva preocupação.
Conhecer sobre o comportamento da concorrência (como esta comparece nos negócios) é uma forma de avaliar os próprios atos que um negócio pratica.
O estudo, pois, da relação entre um empreendimento e outros similares é uma conveniência que cada vez mais se firma, na medida em que se dilatam as garras da globalização e a necessidade em aferir-se a qualidade de participação perante os consumidores.
Ao analisar o comportamento dos competidores é preciso conhecer, também, o porque um produto é preferido e comprado.
Ciente sobre a sua verdadeira situação de oferta,conhecendo aquela de terceiros, a empresa tem condições de estabelecer uma estratégia de participação.
Para as mensurações dos fatos referidos, abrem-se contas que não são as de natureza financeira oficial.
Os fenômenos de mercado, não como fatos econômicos, mas, agentes sobre o comportamento da riqueza individualizada, passam a ser susceptíveis de registros.
Gravar o comportamento dos competidores, em forma contábil, pois, é direcionar o informe para que se possa, no curso de um tempo, comparar tais evoluções com aquelas que internamente a empresa desenvolve e que afetam o seu capital.
Não se trata, também, de manter em contas o movimento patrimonial em si, mas, de estabelecer uma comparação entre este e o do ambiente correlato.
Até que ponto crescer, espaços vulneráveis a explorar, flexibilidade, toda esta matéria pode, cada uma, se constituir em um grupo de contas como interesses relevantes perante a vida do capital.
A Contabilidade aplicada ao Mercado, portanto, vem-se constituindo, em uma preocupação moderna, decorrente dos fatores imperiosos de aceleração da concorrência.

*Autor: Antônio Lopes de Sá
Contato: lopessa.bhz@terra.com.br
 

Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres, Inglaterra, 1999 Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1964. Administrador, Contador e Economista, Consultor, Professor, Cientista e Escritor. Vice Presidente da Academia Nacional de Economia, Prêmio Internacional de Literatura Cientifica, autor de 176 livros e mais de 13.000 artigos editados internacionalmente.