MODELOS CONTÁBEIS E VITALIDADE EMPRESARIAL

 Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá

 

 A gestão empresarial torna-se racional quando segue orientação oferecida contabilmente através de padrões científicos de comportamentos patrimoniais.

Ou seja, é preciso que se observem proporções definidas entre os elementos da riqueza para que os propósitos dos empreendimentos sejam alcançados com eficácia.

A ciência contábil supre, através de modelos, o necessário para que a prosperidade venha a ser conseguida, esta que é o objetivo natural de todos os negócios.

Papel de um consultor contábil é, pois, oferecer tais orientações e acompanhar bem de perto como evolui o movimento do capital.

Em uma empresa existem espaços definidos de ocorrências, mas, o cerne da vitalidade, aquela que garante a continuidade, está na área operacional básica.

Ou seja, dois modelos básicos devem ser considerados para as principais decisões: 1) o de circulação operacional e 2) o de economicidade.

Contabilmente, pois, necessárias são prospecções e análises sobre as proporções que ocorrem entre os valores.

O primeiro modelo evidencia que deve existir uma proporção certa entre o lucrar e o vender e entre o que se vende e o que se produz.

Ou seja, o que se investe na produção deve ser proporcional ao que se vende e o que se vende deve ser proporcional ao lucro obtido.

O segundo modelo a ser seguido é o relacionado às proporções que devem existir entre as vendas e o imobilizado técnico e entre o lucro e o capital próprio ou patrimônio líquido.

O que se paralisa financeiramente em capital deve gerar movimento em vendas e o que de recursos próprios se emprega necessita obter compensação.

As variações quantitativas de capital, em tais campos, devem seguir a proporções definidas e cada empresa deve ser observada em relação às circunstâncias pertinentes.

Diante dessas realidades as construções dos modelos também devem ter em vista, adicionalmente, todas as circunstâncias que cercam a questão, especialmente as relativas aos espaços que a empresa ocupa no mercado.

 

Autor: Antônio Lopes de Sá
Contato: lopessa.bhz@terra.com.br
 

Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres, Inglaterra, 1999 Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1964. Administrador, Contador e Economista, Consultor, Professor, Cientista e Escritor. Vice Presidente da Academia Nacional de Economia, Prêmio Internacional de Literatura Cientifica, autor de 176 livros e mais de 13.000 artigos editados internacionalmente.