TELEFONES CONSULTORIA

:: ACESSE NOSSO SITE

:: Loja ViRtual

:: CONTATO

 

Express nº 031/2010

 Expedida em  03/02/2010

 
Caso não seja nosso assinante e queira acessar a integra dos Atos Legais clique aqui para solicitar senha para acesso provisório.

FAP - Orientações Gerais.


O Decreto nº 6.957 de 09.09.2009  trouxe no tocante à aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção - FAP. Previdência Social : Fator Acidentário de Prevenção (FAP), metodologia de cálculo, aplicação, nexo técnico epidemiológico e outros.

A informação será feita anualmente pelo Ministério da Previdência Social na rede mundial de computadores do FAP de cada empresa, com rol dos percentis de frequência, gravidade e custom.

Ainda assim, o valor do FAP, será verificado junto ao site da Previdência Social e/ou Receita Federal do Brasil,  através do cadastro de uma senha eletrônica, que será analisado através da raiz do CNPJ,  cujo efeito será produzido a partir de 01.01.2010.

Cabendo ressaltar, que o FAP não foi calculado, neste primeiro processamento (FAP 2009), para as Empresas Optantes pelo Simples e para as Entidades Filantrópicas pois não contribuem para a formação do custeio das Aposentadorias Especiais e daqueles benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho da mesma forma que as demais empresas – as Empresas Optantes pelo Simples, por exemplo, tem as alíquotas 1, 2 e 3% substituídas pela alíquota de contribuição para o Simples. A Previdência Social prossegue com estudos a fim de ajustar e possibilitar a aplicação da metodologia para as empresas que não tiveram seu FAP calculado. Devendo neste caso no momento da informação da SEFIP/GFIP utilizar o FAP neutro igual a 1,000.

Por fim, os profissionais liberais, que têm matrícula CEI e não possuem  vinculação a CNPJ (contribuinte individual, quando equiparado a empresa em relação aos segurados que lhe prestem serviços), o valor do FAP é, por definição, igual a 1,0000. 

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO - FAP 
 

 Econet Editora Empresarial Ltda.
 

 Importante: Caso não seja nosso assinante e queira acessar a integra dos Atos Legais clique aqui para solicitar senha para acesso provisório.

Agora com o boletim on-line da Econet você tem a informação por completo, sem omissões, com consultoria totalmente grátis e sem limitações, integrada por profissionais altamente qualificados, com experiência de longos anos no mercado de Boletins Tributários que dominam inteiramente a matéria.

Consultoria: Se desejar receber também nossos serviços de consultoria, contate-nos pelo telefone (41) 3016-8006 Curitiba

VOLTAR