EXPRESS Nº 274 / 2010 - Expedido em 08/10/2010 - Sexta - Feira

ICMS/NACIONAL

CONFAZ - PROTOCOLOS ICMS
DOU de 07.10.2010 - Resumo das Alterações

Foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 07.10.2010, mais alguns Protocolos ICMS firmados na 139ª reunião ordinária do CONFAZ - Conselho Nacional de Política Fazendária, realizada em 24.09.2010, em Belo Horizonte.

As principais alterações fazem referência à aplicação do regime da substituição tributária nas operações entre São Paulo e Bahia, ocorrendo alterações quanto às mercadorias contempladas pelo regime, aos percentuais de MVA utilizados, e quanto aos percentuais a serem considerados para o cálculo da MVA Ajustada (passando a ser considerada a carga tributária efetiva, ao invés da alíquota interna).

Destaque também para a dispensa da emissão da NF-e nas operações internas, para acobertar o trânsito de mercadoria, em caso de operação de coleta em que o remetente esteja dispensado da emissão de documento fiscal, desde que o documento fiscal relativo à efetiva entrada seja NF-e e referencie as respectivas notas fiscais modelo 1 ou 1-A.

Confira a seguir um resumo das principais alterações, em relação às normas publicadas:

Protocolo ICMS nº 166/2010 - Altera o Protocolo ICMS nº 10/2007, dispondo sobre a não-obrigatoriedade de emissão da NF-e nas operações internas, para acobertar o trânsito de mercadoria, em caso de operação de coleta em que o remetente esteja dispensado da emissão de documento fiscal. Vigência: a partir da data da publicação, com efeitos a partir de 01.10.2010. Estados signatários: AC, AL, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO e DF.

Protocolo ICMS nº 168/2010 - Institui a obrigatoriedade de utilização do documento Capa de Lote Eletrônica - CL-e nas operações interestaduais com mercadorias acobertadas por Nota Fiscal Eletrônica - NF-e. Vigência: a partir da data da publicação. Estados signatários: AM, CE e PA.

Protocolo ICMS nº 170/2010 - Altera o Protocolo ICMS nº 104/2009, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com materiais de construção, acabamento, bricolagem ou adorno. Determina que seja considerada a carga tributária efetiva aplicável às operações internas, para efeito do cálculo da MVA Ajustada. Determina os percentuais de MVA Original a serem considerados nas operações entre os Estados signatários. Vigência: a partir da data da publicação. Efeitos, em relação às operações destinadas ao Estado da Bahia, a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo. Efeitos, em relação  ao Estado de São Paulo, a partir de 01.07.2010. Estados signatários: BA e SP.

Protocolo ICMS nº 171/2010 - Altera o Protocolo ICMS nº 106/2009, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com material de limpeza. Determina que seja considerada a carga tributária efetiva aplicável às operações internas, para efeito do cálculo da MVA Ajustada. Determina os percentuais de MVA Original a serem considerados nas operações entre os Estados signatários. Vigência: a partir da data da publicação. Efeitos, em relação às operações destinadas ao Estado da Bahia, a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo. Efeitos, em relação  ao Estado de São Paulo, a partir de 01.07.2010. Estados signatários: BA e SP.

Protocolo ICMS nº 172/2010 - Altera o Protocolo ICMS nº 107/2009, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com bebidas quentes. Determina que seja considerada a carga tributária efetiva aplicável às operações internas, para efeito do cálculo da MVA Ajustada. Determina os valores de pauta fiscal a serem considerados nas operações entre os Estados signatários. Vigência: a partir da data da publicação. Efeitos, em relação às operações destinadas ao Estado da Bahia, a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo. Efeitos, em relação  ao Estado de São Paulo, a partir de 01.08.2010. Estados signatários: BA e SP.

Protocolo ICMS nº 173/2010 - Altera o Protocolo ICMS nº 108/2009, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com brinquedos. Determina que seja considerada a carga tributária efetiva aplicável às operações internas, para efeito do cálculo da MVA Ajustada. Determina os percentuais de MVA Original a serem considerados nas operações entre os Estados signatários. Vigência: a partir da data da publicação. Efeitos, em relação às operações destinadas ao Estado da Bahia, a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo. Efeitos, em relação  ao Estado de São Paulo, a partir de 01.07.2010. Estados signatários: BA e SP.

Protocolo ICMS nº 174/2010 - Altera o Protocolo ICMS nº 109/2009, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com artigos de papelaria. Determina que seja considerada a carga tributária efetiva aplicável às operações internas, para efeito do cálculo da MVA Ajustada. Determina os percentuais de MVA Original a serem considerados nas operações entre os Estados signatários. Vigência: a partir da data da publicação. Efeitos, em relação às operações destinadas ao Estado da Bahia, a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo. Efeitos, em relação  ao Estado de São Paulo, a partir de 01.07.2010. Estados signatários: BA e SP.

Protocolo ICMS nº 175/2010 - Altera o Protocolo ICMS nº 104/2009, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com bicicletas. Determina que seja considerada a carga tributária efetiva aplicável às operações internas, para efeito do cálculo da MVA Ajustada. Determina os percentuais de MVA Original a serem considerados nas operações entre os Estados signatários. Vigência: a partir da data da publicação. Efeitos, em relação às operações destinadas ao Estado da Bahia, a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo. Efeitos, em relação  ao Estado de São Paulo, a partir de 01.07.2010. Estados signatários: BA e SP.

Econet Editora Empresarial LTDA

Agora com o boletim on-line da Econet você tem a informação por completo, sem omissões, com consultoria totalmente grátis e sem limitações, integrada por profissionais altamente qualificados, com experiência de longos anos no mercado de Boletins Tributários que dominam inteiramente a matéria.

Não é Assinante? Se desejar receber nossos serviços de consultoria e acessar todo o conteúdo do site sem limites, solicite seu Acesso Experimental. Se preferir, contate-nos pelo telefone (41) 3016-8006 (Curitiba/PR) ou clique aqui e escolha o melhor número para a sua região.