EXPRESS N° 087 / 2014 - Expedido em 17/04/2014 - Quinta - Feira

ICMS/MS
GUIA DE INFORMAÇÃO E APURAÇÃO DO ICMS (GIA)
Forma de Entrega, Simples Nacional e Retificação

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul,  através do Decreto nº 13.948/2014 (DOE de 16.04.2014),  alterou o Subanexo IV do Anexo XV do RICMS/MS, modificando algumas das regras atinentes à entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA). Merecem destaque as seguintes alterações:

a) a entrega da GIA passa a ser efetuada exclusivamente pela internet (alteração no artigo 2º);

b) em relação aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, somente haverá prazo diferenciado para a entrega da GIA caso o ICMS tenha sido recolhido através do regime Simples Nacional. Caso o contribuinte esteja no Simples Nacional, mas recolha o ICMS através de apuração normal, devido a ter extrapolado o sublimite, deverá seguir as regras aplicáveis aos demais contribuintes, no que tange à entrega da GIA (alteração no inciso III do artigo 7º);

c) definidas as regras a serem observadas para fins de elaboração da GIA pelos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, que realizarem o pagamento do ICMS por esse regime (acréscimo do artigo 8º-A);

d) quanto à entrega da GIA retificadora, cuja entrega também deverá ocorrer obrigatoriamente pela internet, é dispensado o recolhimento da taxa correspondente caso a retificação ocorra antes do prazo final para apresentação da GIA (alterações no artigo 9º).

Econet Editora Empresarial Ltda

 

Reprodução autorizada mediante citação da fonte (Fonte: Redação Econet Editora).

Agora com o boletim on-line da Econet você tem a informação por completo, sem omissões, com consultoria totalmente grátis e sem limitações, integrada por profissionais altamente qualificados, com experiência de longos anos no mercado de Boletins Tributários que dominam inteiramente a matéria.

Não é Assinante? Se desejar receber nossos serviços de consultoria e acessar todo o conteúdo do site sem limites, solicite seu Acesso Demonstrativo. Se preferir, contate-nos pelo telefone (41) 3016-8006 (Curitiba/PR) ou clique aqui e escolha o melhor número para a sua região.