EXPRESS N° 117 / 2014 - Expedido em 04/06/2014 - Quarta - Feira

ICMS/MG
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Alterações na Legislação Mineira

O Governador do Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 46.522/2014 (DOE de 04.06.2014), implementou alterações no Anexo XV do RICMS/MG, que dispõe acerca do regime da substituição tributária. As principais alterações são as seguintes: 

a) ocorrendo industrialização por encomenda da qual resultem mercadorias sujeitas ao regime da substituição tributária, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS devido nas operações subsequentes, no momento da entrada da mercadoria em seu estabelecimento, será atribuída ao encomendante sempre que este não for industrial. Anteriormente, tal regra aplicava-se somente ao contribuinte varejista (alteração no § 3º do artigo 18 da Parte 1); 

b) foram efetuados ajustes no código NCM de alguns dos itens dos segmentos de discos e fitas (item 6 da Parte 2) e de máquinas e aparelhos mecânicos, elétricos, eletromecânicos e automáticos (item 45 da Parte 2); 

c) alterados os percentuais de MVA para cálculo do ICMS devido por substituição tributária nas operações com álcool etílico hidratado combustível, quando o substituto tributário praticar, por qualquer motivo, operação de saída sem incluir na base de cálculo da retenção o valor da CIDE (alteração no inciso VI do § 4º do artigo 76 da Parte 1). 

Todas as alterações são válidas a partir de 04.06.2014.

Econet Editora Empresarial Ltda

ICMS/MG
 QUEROSENE DE AVIAÇÃO
Isenção. Dia Internacional do Meio Ambiente

O Governador do Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 46.524/2014 (DOE de 04.06.2014)concedeu isenção do ICMS exclusivamente para as operações que ocorrerem no dia 05.06.2014, nas saídas, em operações internas, de 160.000 litros de Querosene de Aviação B-1, para abastecimento de aeronaves de companhias aéreas nacionais com partida do Aeroporto Tancredo Neves, devido à comemoração, nesta data, do Dia Internacional do Meio Ambiente.

Econet Editora Empresarial Ltda

Reprodução autorizada mediante citação da fonte (Fonte: Redação Econet Editora).

Agora com o boletim on-line da Econet você tem a informação por completo, sem omissões, com consultoria totalmente grátis e sem limitações, integrada por profissionais altamente qualificados, com experiência de longos anos no mercado de Boletins Tributários que dominam inteiramente a matéria.

Não é Assinante? Se desejar receber nossos serviços de consultoria e acessar todo o conteúdo do site sem limites, solicite seu Acesso Demonstrativo. Se preferir, contate-nos pelo telefone (41) 3016-8006 (Curitiba/PR) ou clique aqui e escolha o melhor número para a sua região.