Notícias
05/11/2014
Reforma do PIS/COFINS e do ICMS pode acontecer até o final do ano
 
(Fazenda de 13.10.2014) Governo tem adotado medidas para dar mais competitividade à economia, diz ministro Guido Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (13/10) que o governo deverá fazer ainda este ano a reforma do PIS/COFINS e do ICMS. “Isso será feito na hora em que estiver pronto. Existe a possibilidade, durante este ano, de nós conseguirmos fazer as duas coisas”, disse o ministro ao chegar no prédio do Ministério da Fazenda.

Mantega descartou o anúncio de novas medidas nas próximas duas semanas. “Nós estamos trabalhando no PIS/COFINS. Vai vir reformado, porém não tem prazo para ficar pronto”, reforçou, acrescentando que o governo tem feito medidas microeconômicas e macroeconômicas no sentido de dar mais competitividade à economia.

A reforma do PIS/COFINS deve custar cerca de R$ 15 bilhões ao erário, conforme o ministro. A reforma consiste em autorizar que as alíquotas destes impostos sejam deduzidas, principalmente, de despesas e serviços que atualmente não são permitidos e eletricidade.

Devido ao impacto nos cofres públicos, Mantega adiantou que o ressarcimento de créditos do PIS/COFINS será feito de forma espaçada e não de imediato. "É fazê-lo em dois anos, por exemplo”.

O ministro esclareceu que detalhes técnicos ainda serão discutidos com os segmentos envolvidos e afirmou que medidas econômicas de curto prazo são necessárias para o andamento da economia.
Voltar - Início