Notícias
17/04/2015
CFC estreita relações institucionais com Comitê Gestor do Simples Nacional
 
(Comunicação CFC de 16.04.2015) Nessa quarta-feira (15), o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, e a vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior, estiveram reunidos com o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, para estreitar relações institucionais e colocar o CFC à disposição para contribuir para o aperfeiçoamento do Simples Nacional e para as micros e pequenas empresas (MPEs).

“O CFC está à disposição para colaborar no que for preciso. Estamos preparados, tecnicamente, para trabalhar no aprimoramento da legislação das MPEs”, destacou o presidente Martonio Coelho. Para a vice-presidente Técnica, Verônica Souto Maior, a preocupação do CFC é com a longevidade das micros e pequenas empresas. “Nosso intuito é assegurar o tratamento contábil diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte”, disse.

Na ocasião, o secretário do Comitê Gestor, Silas Santiago, lembrou que a contabilidade das micros e pequenas empresas está em pauta desde 2007.

Modelo Contábil

Em dezembro de 2012, o CFC aprovou, por meio da Resolução n° 1.418/12, o modelo contábil para microempresas e empresas de pequeno porte, conhecido por ITG 1000. O modelo contábil apresenta quatro anexos com o objetivo de sugerir modelos que possam orientar os profissionais da contabilidade de microempresas e empresas de pequeno porte em relação à elaboração do Plano de Contas, das Demonstrações Contábeis e da Carta de Responsabilidade.
Voltar - Início