Notícias
23/10/2015
Busca pela eficiência energética e pela redução de emissões alavanca o crescimento do país, diz Levy
 
(Fazenda de 22/10/2015) Após reunião com ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e representantes de conselho empresarial, Levy destacou o efeito multiplicador do desenvolvimento de energias limpas.

A busca pelo aumento da eficiência energética e o desenvolvimento de meios alternativos de geração de energia com baixa produção de poluentes alavancam o crescimento do PIB sem aumentar as emissões de carbono, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quinta-feira (22). Na avaliação do ministro, é importante que esse debate envolva o setor privado e o governo.

Levy e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reuniram-se com representantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), uma associação de mais de 70 grupos empresariais que busca promover o desenvolvimento sustentável. A discussão integra a fase de preparação para a participação do Brasil na 21ª Conferência do Clima, que ocorrerá em dezembro, em Paris.

“Ter um fórum como o CEBDS é fundamental. O governo e o setor privado estão conversando sobre caminhos que vão dar protagonismo ao Brasil, gerar emprego e tornar inúmeras coisas mais acessíveis, dentro da estratégia de inclusão do país”, disse Levy na entrevista coletiva após o encontro.

O ministro destacou que o próprio desenvolvimento de tecnologias para a ampliação do uso de energias renováveis representa um fator multiplicativo benéfico sobre a economia. “Assim, nós fazemos com que a busca pela sustentabilidade e pela mitigação de mudanças climáticas seja um fator de desenvolvimento”, afirmou.

No campo da energia eólica, exemplificou o ministro, o Brasil opera perto da fronteira tecnológica, mas há sempre muito a avançar.

Levy elogiou o trabalho de Izabella à frente do Ministério do Meio Ambiente. “A diminuição do desmatamento e das queimadas permitiu uma queda de 40% das emissões totais de carbono nos últimos dez anos. Nenhum outro país fez assim”, disse Levy. “Hoje nossa emissão de carbono por unidade de PIB é o que a Alemanha tem como alvo para 2030.”

Izabella, por sua vez, lembrou que a meta que o Brasil levará para Paris é reduzir em 43% a emissão de gases de efeito estufa até 2030, tendo 2005 como ano-base, e destacou a importância do esforço que o país ainda terá de fazer para atingi-la. “Temos que preparar nossos investidores para ter um país competitivo em termos de crescimento econômico levando em consideração a transição para uma economia de baixo carbono”, disse ela.

Izabella ressaltou a importância da parceria com o Ministério da Fazenda na condução desse diálogo entre governo e setor privado para o desenho de novos planos, novas políticas e novos investimentos. “A reunião foi bastante exitosa, nesse sentido de buscar um formato de diálogo com o setor produtivo”, afirmou.

No encontro, os empresários discutiram com os ministros propostas para ampliar o consumo inteligente de energia, desenvolver a produção de energias renováveis e também reduzir as emissões do transporte de cargas.

Levy foi questionado sobre esse último ponto durante a coletiva. Questionado sobre o impacto das restrições de financiamento a projetos que buscam melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão dos transportes, o ministro aproveitou para reforçar a importância da busca de um Orçamento equilibrado que permita a volta do crescimento.

“A questão da capacidade do governo se financiar vem de uma adequação que começa com o Orçamento de 2016, a otimização e priorização de certos gastos e economias em muitas áreas”, argumentou Levy. “Essa é a importância de acelerarmos e chegarmos a um Orçamento robusto que dê a tranquilidade necessária para o Brasil voltar a crescer. E precisamos voltar a crescer já”, disse ele.
Voltar - Início