Notícias
19/02/2016
Líder do DEM promete combater a proposta de recriação da CPMF
 
(Câmara dos Deputados) Pauderney Avelino também é contrário à prorrogação da DRU e afirma que o seu partido continuará com um forte trabalho de oposição ao atual governo

O deputado Pauderney Avelino (AM) assume a liderança do Democratas na Câmara, no lugar do deputado Mendonça Filho (PE), com a promessa de continuar combatendo o governo da presidente Dilma Rousseff. O líder se posiciona contrariamente às principais propostas do governo, como a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Amazonense e engenheiro civil, Pauderney Avelino cumpre, aos 61 anos, seu sexto mandato como deputado federal. No ano passado, foi líder da Minoria no Congresso Nacional. Também já foi presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara (2014). Além disso, foi secretário municipal de Educação em Manaus (2013). Antes de ingressar no PFL (posteriormente denominado Democratas), em 1997, foi filiado ao PDS, ao PPR e ao PPB.

A Agência Câmara está publicando entrevistas com todos os líderes de bancadas escolhidos ou reconduzidos neste ano.

Quais serão as prioridades da sua bancada em 2016?
Nós vamos continuar fazendo oposição, por entender que este governo não é capaz de reestabelecer a normalidade no nosso País: destruiu a economia, está destruindo o setor produtivo, os empregos, estamos caminhando para trás. São dois anos de recessão, e já se indica um terceiro. Isso significa depressão. Portanto, vamos combater o governo do PT. Vamos instalar a comissão processante [para avaliar o pedido de impeachment de Dilma], vamos trabalhar nos Plenários da Câmara e do Congresso Nacional, e vamos para as ruas defender essa posição.

A sua bancada é contra ou a favor da proposta de recriação da CPMF?
Somos contra a recriação da CPMF e de qualquer tipo de imposto que venha a onerar ainda mais a população brasileira.

Qual é a posição da sua bancada em relação à Reforma da Previdência? Que tipo de mudança no atual sistema previdenciário deve ser aprovada? E que tipo de mudança na Previdência a sua bancada rejeitará?

Se o governo conseguir apresentar um projeto e conseguir unir a sua base, nós estaremos aqui para fazer a avaliação. Caso contrário, nós não vamos nos mover para dar a este governo qualquer benefício que ele não merece.

O DEM será contra ou a favor da proposta de prorrogação da DRU? E contra ou a favor da extensão da DRU aos estados e municípios?
Nós seremos contra. Nós temos algumas questões que iremos colocar sobre essa prorrogação. O PT não deu número para votar. A presidente, qualquer presidente, precisa da DRU. Não é o meu papel colocar deputados na comissão especial para votar essa matéria. O papel é do governo, é da base do governo. A nós não cabe qualquer responsabilidade de aprovar essa matéria.

Em relação à reforma tributária, a sua bancada defenderá a aprovação de quais propostas?
Nós estamos esperando para ver se virá reforma tributária. Eu acredito que este governo não pensa em fazer reforma tributária, mesmo porque é um governo fraco, e governo fraco não consegue fazer reformas.
Voltar - Início