Notícias
12/08/2016
ICMS/SP - Novo portal de informações Cidadão.SP está no ar
 
Está no ar o novo Cidadão.SP, portal de informações sobre os serviços públicos oferecidos por órgãos ligados ao Governo do Estado de São Paulo. Nele, o interessado encontra serviços prestados por outras instituições, governo federal, prefeituras e iniciativa privada.

O portal é intuitivo, de fácil utilização, e a página inicial mostra os serviços oferecidos de maneira simples e objetiva. Sob o título Trabalho e Emprego, por exemplo, pode ser solicitada a primeira via da carteira de trabalho, realizadas consultas à habilitação do seguro-desemprego ou efetuado o cadastro no Programa Jovem Cidadão, entre outras. As demais opções, algumas delas contendo várias subdivisões, são: Veículos e motoristas; Atestado de antecedentes criminais; Água, luz e esgoto; Nota Fiscal Paulista; e Boletim de Ocorrência/BO. No total, estão disponíveis mais de 200 serviços.

Ainda em fase de testes nessa nova versão, o portal poderá passar por ajustes antes de se tornar definitivo. Durante três meses, aproximadamente, sua utilização será monitorada pela Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, da Secretaria de Governo. O objetivo é identificar possíveis dificuldades e providenciar as correções.

Mudanças – São oferecidas orientações relacionadas à saúde (saúde da mulher, Cartão Nacional de Saúde, fila de transplantes, etc.), educação (consulta de boletim on-line na rede estadual de ensino, matrículas e inscrições para cursos), transporte gratuito para desempregados, entre outros.

Em comparação com a versão anterior, que ainda pode ser acessada pelo novo portal, há mudanças editoriais, pois agora a atenção primordial é para o cidadão que busca serviços. O destaque está nesses serviços, com a utilização de linguagem visual que busca facilitar o entendimento e a compreensão dos requisitos necessários à sua realização. Notícias, fotografias, reportagens em texto ou em vídeo sobre os órgãos estaduais, que faziam parte do portal, continuarão sendo oferecidos no Portal do Governo do Estado de São Paulo (ver serviço), que está integrado ao novo Cidadão.SP.

Cláudio Soares
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial
Portal do Governo do Estado
Voltar - Início