Notícias
16/08/2010
Missões levam empresários gaúchos a feiras na Alemanha
 
Porto Alegre - Um grupo de 30 empreendedores dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e metalmecânico visitará, entre os dias 15 e 26 de setembro, duas importantes feiras mundiais, a Automechanika, em Frankfurt, e a IAA, em Hannover, ambas na Alemanha. A 20ª missão técnico-comercial ao exterior é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), em parceria com o Sebrae Rio Grande do Sul, que desde o início deste ano seleciona empresas interessadas em participar de eventos internacionais por meio da Chamada Pública n°. 01/2010. Além das feiras, o grupo irá visitar o Instituto Tecnológico Fraunhofer, na cidade de Aachen.

Através do Programa de Internacionalização do Sebrae no estado, até este mês, 57 micro e pequenos empreendimentos gaúchos saíram do País para participar de missões em cinco feiras internacionais. De acordo com o superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul, Marcelo Lopes, a iniciativa tem o objetivo de aproximar as micro e pequenas empresas da conquista de novos mercados, parcerias, representação e distribuição, conhecimento de novas tecnologias e inovação. "O mercado internacional é a melhor oportunidade de estar em contato com o que há de novo em cada atividade", acrescenta o dirigente.

No caso da viagem à Alemanha, 19 micro e pequenas empresas (MPE) dos 30 participantes foram selecionados para receber apoio financeiro, além de consultorias e capacitações do Sebrae. Segundo a técnica da entidade Sheila Soilbelman Wainer, os empreendedores terão a oportunidade de conhecer a realidade do mercado alemão e acessar tendências. "Faremos um levantamento para elaborar uma agenda que interesse aos empresários na Alemanha", explica.

Conforme o diretor executivo do Simecs, Odacir Conte, as duas feiras apresentarão o que há de melhor no mundo em tecnologia automotiva. "Os empreendedores poderão realizar contatos com os maiores fabricantes de componentes e equipamentos e adquirir novos equipamentos a fim de melhorar o desempenho e a competitividade das empresas", destaca. O setor automotivo representa 76% do faturamento em Caxias do Sul e nos municípios que compõem a base territorial do Simecs.

Apoio do Sebrae

O Sebrae no Rio Grande do Sul disponibiliza apoio financeiro para 50% no pacote de viagem, que inclui passagens, hospedagem, consultorias e capacitações. Além de promover a ida dos empresários a Frankfurt, a entidade, em parceria com o Banco do Brasil, realiza cursos de capacitação para participantes das feiras. Nessas capacitações, a instituição financeira apresenta dados técnicos sobre comércio internacional, obtenção de financiamentos internacionais, formação de preço no exterior e detalhamento sobre drawback - regime aduaneiro especial, que concede vantagens relacionadas à tributação de impostos para produtos destinados à exportação.
Os consultores do Sebrae dão dicas sobre aquilo que as empresas precisam para se inserir nos mercados onde as missões serão realizadas, os documentos indispensáveis - todas as necessidades para que o empresário aproveite da melhor forma possível a ida ao exterior.

A missão ao país europeu faz parte do Projeto Participação das MPE gaúchas em Feiras e Missões Internacionais, coordenado pela setorial Indústria do Sebrae, que, paralelamente à capacitação coletiva, oferece consultorias individuais para auxiliar as participantes a identificar oportunidades específicas na feira a ser visitada, de acordo com suas necessidades e interesses. O apoio da entidade é constante. Durante a missão, a setorial também acompanha a ação e realiza reuniões diárias de avaliação junto às participantes.

Saiba mais sobre as feiras

A Automechanika (14 a 19 de setembro) é voltada para o setor automotivo e especializada em equipamentos para oficinas, acessórios para automóveis, reparação de automóveis, plataformas elevatórias, carroçarias, pintura de veículos, entre outros. Já a IAA International (23 a 30 de setembro) é a feira mais completa da indústria automotiva e terá a exposição de caminhões de carga, ônibus e trailers, logística, equipamento para garagem e automóveis.

Fonte: Sebrae
Voltar - Início