Notícias
30/08/2010
Brasil e Reino Unido debatem comércio exterior e oportunidades de investimento
 
O 5° encontro do Comitê Econômico de Comércio Conjunto (Jetco) entre Brasil e Reino Unido será realizado nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, no World Trade Center, em São Paulo (SP). O evento reunirá representantes de governo e do setor privado dos dois países, com foco na promoção do comércio e nas oportunidades de investimento bilaterais. Um dos destaques dessa edição é o anúncio de que será criado o Fórum de CEOs Brasil-Reino Unido, que reunirá representantes do setor privado dos dois países para oportunidades de negócios nas áreas de bens e serviços.

Estarão no evento o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Miguel Jorge, e o ministro de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido, Vince Cable. A Apex-Brasil, representada por seu diretor de Planejamento e Gestão, Ricardo Schaefer, e a sua contraparte no Reino Unido, o UK Trade and Investment (UKTI), representado por John Doddrell, Diretor do UKTI no Brasil e Cônsul Geral Britânico em São Paulo, exercem a função de secretaria executiva de respectivas seções brasileira e britânica desse importante mecanismo de cooperação bilateral.

Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

Dentre os principais temas a serem debatidos no Jetco 2010 está a cooperação na esfera esportiva - troca de experiências e informações por conta da organização dos jogos olímpicos de Londres em 2012, da Copa do Mundo do Brasil em 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Ainda constam da pauta temas relativos a infraestrutura, energia, inovação, competitividade, saúde, indústrias criativas, propriedade intelectual, serviços financeiros, treinamento e capacitação.

Entre as empresas participantes do encontro estão confirmados representantes de britânicas como British Airways, HSBC, Shell, Lloyds, BG, Rolls Royce e brasileiras como Stefanini, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Odebrecht. Outras companhias brasileiras ligadas a projetos desenvolvidos pela Apex-Brasil e entidades representativas dos setores envolvidos no Jetco também devem participar do evento.

A edição do Jetco prevê algumas novidades como uma possível mudança de formato. Além da reunião conjunta dos ministros e da sessão plenária, a programação do evento prevê a realização de um fórum (31/8) sobre oportunidades de investimentos bilaterais, a ser realizado no Centro Brasileiro Britânico, com representantes da Associação Brasileira de Venture Capital (ABVCAP), da Apex-Brasil e do UKTI. Também está previsto um workshop (1°/9) sobre internacionalização de empresas brasileiras, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Sobre o Jetco

O Jetco é um mecanismo formal entre os governos de Brasil e Reino Unido para, em coordenação com o setor privado, estimular o crescimento do comércio e dos investimentos entre os dois países. É organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e pela UK Trade & Investment (UKTI), que promove o comércio exterior britânico. O encontro tem o objetivo de fazer um balanço das atividades realizadas no último ano e definir diretrizes para o período 2010/2011.
Fonte: MDIC
Voltar - Início