Notícias
31/08/2010
Seminário internacional discute integração produtiva no Mercosul
 
Será realizado, no próximo dia 9 de setembro, o "Seminário Internacional Integração Produtiva no Mercosul: construindo uma agenda positiva para o Mercosul". O evento é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Secretaria de Indústria e Comércio do Ministério da Indústria da Argentina, Rede Latinoamericana de Política Comercial (LATN) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A abertura do seminário, às 9h, no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília, irá contar com a participação do ministro Miguel Jorge e de seus contrapartes do bloco econômico: a ministra argentina Débora Giorgi e os ministros paraguaio Francisco José Rivas Almada e uruguaio Roberto Kreimerman. Estão previstas ainda a presença do ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, do secretário do Mercosul, Augustín Colombo Sierra, da diretora da LATN, Diana Tussie, e do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante.
Painéis
Dois painéis compõem a programação do seminário. O primeiro terá como tema a integração produtiva do bloco econômico propriamente dita e irá contar com o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, como moderador. As apresentações serão feitas pelo secretário de Indústria e Comércio da Argentina, Eduardo Bianchi, e pelo presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri. O debator será o coordenador-geral do Grupo de Integração Produtiva do Mercosul, Hugo Varski.
O segundo painel irá tratar do papel das empresas e das políticas públicas na integração produtiva em bens no Mercosul. O moderador será o assessor da Secretaria de Indústria e Comércio da Argentina, Marcelo Marzocchini. Os apresentadores serão a diretora de Relações Comerciais e Negociações Internacionais da Associação dos Industriais Metalúrgicos da República da Argentina (Adimra), Cristina Alonso, e o diretor de Negociação da empresa brasileira Marcopolo, Paulo Andrade Jesus. O diretor do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte da Secretaria do Desenvolvimento da Produção do MDIC, Paulo Bedran, será o debator.
Integração Produtiva
A integração das cadeias produtivas dos países membros do Mercosul busca alcançar vantagens competitivas no intrabloco, de forma que a internacionalização de empresas possa reduzir as assimetrias regionais, com o envolvimento de pequenas e médias empresas locais. O governo brasileiro já definiu os temas da internacionalização de empresas e integração produtiva com a África, a América Latina e o Caribe como programas da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
Neste sentido, diálogos com Argentina, Uruguai e Venezuela vêm sendo aprofundados rumo à complementação industrial e ao desenvolvimento de uma agenda comercial em oito setores estratégicos: petróleo e gás, máquinas e implementos agrícolas, aeronáutica, autopeças, eletrodomésticos (linha branca e marrom), madeira e móveis, vitivinicultura, e lácteos.
Fonte: MDIC
Voltar - Início