Notícias
13/09/2010
Questionário quer identificar principais dificuldades que Micro e Pequenas Empresas têm ao exportar
 
Até 30 de setembro, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) exportadoras estão convidadas a responder um questionário sobre os gargalos que enfrentam ao exportar seus produtos ao exterior. A iniciativa do formulário é do Comitê de Comércio Exterior do Fórum das MPEs, que pretende com as respostas elencar as principais dificuldades que essas empresas têm ao exportar.
A expectativa da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é saber das dificuldades em exportar de pelo menos 2% das MPEs, cerca de 800 empresas. O questionário pode ser encontrado na página principal dos sites de instituições que participam do Comitê de Comércio Exterior.
“Nas respostas elas podem apontar dificuldades como a questão dos tributos, da regulamentação, logística, crédito, financiamento ou garantia, passíveis de representar um entrave. A participação é importante porque, por meio dos dados levantados no questionário, podemos tratar esses problemas de forma prioritária já a partir de 2011”, explicou o diretor do Departamento de Política de Comércio e Serviços, Maurício do Val.
Esta é a primeira vez que as micro e pequenas empresas são chamadas a preencher um formulário sobre as dificuldades de exportação. As MPEs que estão tendo problemas com a primeira exportação também devem participar. O questionário pode ser respondido por meio do link http://www.conampi.com.br/noticias/noticias.php?id=851.
Fonte: MDIC
Voltar - Início