Notícias
27/03/2018
DREI Realiza Apresentação da Base Nacional de Empresas
 
Foi realizada no último dia 23 de março a apresentação da Base nacional de Empresas (BNE). Presidida pelo diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Conrado Fernandes, a reunião contou com a participação de diversos órgãos como SEBRAE, FENAJU, Serpro, Receita Federal e MDIC.

Prevista no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006), a BNE concentrará informações de registro empresarial e sociedades, viabilidades locacionais e de licenciamento de empresas, além de outras informações de sociedades empresariais e pessoas jurídicas em geral. O intuito da centralização desses dados é a disponibilidade das informações de empresas para os mais diversos órgãos públicos, de forma a facilitar o desenvolvimento de novas políticas públicas. “Uma vez coletados esses dados, as possibilidades de combinação para subsidiar políticas públicas se tornam infinitas”, destacou o Diretor Conrado Fernandes.

Além da Base Nacional de Empresas, foi apresentado também o projeto da Central Nacional de Registro (CNR). Um dos obstáculos do âmbito empresarial é a dificuldade de realizar atos empresariais em órgãos de registro de diferentes Estados. Funcionando como um sistema unificador dos múltiplos Integradores Estaduais, a CNR será apresentada ao cidadão como um sistema único, simplificando os processos interestaduais.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Voltar - Início