Notícias
24/04/2018
O Certificado Digital é o novo aliado do imposto de renda
 
Além de segurança, o certificado pode trazer mais rapidez e agilidade na hora de declarar o seu imposto de renda.

Com o final do prazo para a declaração do imposto de renda chegando, 30 de abril, é necessário rever os dados e evitar dores de cabeça em um futuro próximo já pensando nas próximas declarações.

A tendência para o futuro é aliar os avanços tecnológicos com as nossas necessidades jurídicas do dia a dia.

Voltando ao imposto de renda, é visível que a Receita Federal do Brasil (RFB) passe a exigir cada vez mais o uso do certificado digital.

Quais seus benefícios?

A segurança jurídica é o principal benefício aos usuários do certificado digital, pois o seu uso é uma forma de a RFB garantir que uma pessoa não envie a declaração de imposto em nome de outra.

Hoje, pessoas com rendimento anual acima de R$ 10 milhões já são obrigadas a ter assinatura eletrônica. Mesmo que a obrigatoriedade seja apenas para quem tem alto ganho econômico, a tendência é que as outras classes econômicas também adotem essa ferramenta. Podemos dizer, então, que a Receita Federal é um grande indutor do certificado digital.

Apesar de focarmos nas pessoas jurídicas, as pessoas físicas são um bom exemplo de como o certificado digital é um grande aliado nas declarações do imposto de renda.

O certificado digital pode ajudar na preparação que antecede o envio da declaração. Com o seu uso, a pessoa física consegue obter o formulário pré-preenchido, com todas as informações de sua empresa, declarações de bens e despesas médicas. Dessa forma, é evitada a divergência nas informações imputadas no sistema da RFB.

Conheça os tipos de certificados digitais existentes e o nível de segurança de cada um.

Com o certificado digital, ainda, é possível acessar documentos eletrônicos com validade jurídica, autenticar-se em sites, assinar a Nota Fiscal Eletrônica e muito mais.

Fonte: RTDBrasil de 23.04.2018
Voltar - Início