Notícias
01/08/2018
Receita Federal lança novo Portal da Redesim
 
A reformulação do portal foi feita pela Receita Federal em articulação com diversos parceiros da Rede Nacional para a Redesim.

O novo Portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) foi totalmente reformulado e ficou aderente a padrões tecnológicos de vanguarda. O conteúdo do site se adapta dinamicamente aos dispositivos móveis, tablets e celulares.

Desde o início, objetivo é levar ao cidadão uma nova experiência no processo de abertura e de alteração da pessoa jurídica, com disponibilização de orientações em linguagem mais clara e de fácil comunicação, trazendo agilidade e transparência para todo o processo.

O portal ficará mais robusto com uma área exclusiva para o usuário identificado. Essa autenticação utilizará os serviços do projeto Brasil Cidadão, do Ministério do Planejamento, que faz parte da Plataforma de Cidadania Digital e que oferece a possibilidade de o usuário, por meio de acesso único, obter diversos serviços públicos disponíveis na rede mundial de computadores.

Na área do usuário será possível consultar o nome empresarial na base do CNPJ e outros serviços serão incluídos em breve.

O sistema da REDESIM foi criado com a finalidade de acelerar o processo de abertura de empresas. Antes, um esforço que envolvia uma espera que podia levar até um ano, ou mais, poderá ser concluído em dias.

A Redesim, é o conjunto de sistemas informatizados, que operam entre si, que foram colocados à disposição do cidadão para realizar o processo de registro e legalização das pessoas jurídicas (inscrição, alteração e baixa) no âmbito da União, Estados e Municípios.

A implementação está sendo feita para garantir a linearidade e a unicidade deste processo, sob a perspectiva do usuário, integrando todos os atores que dele participam: Órgãos de Registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OAB), Administrações Tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.

A agilidade que o sistema confere a partir da automação dos processos e eliminação da burocracia é o maior benefício da REDESIM. A expectativa é de que o prazo para a legalização de empresas tenha uma redução de 90%, transformando meses em dias.

O portal está disponível desde o último dia 30. É apenas o início da realização de um projeto integrado que visa o aumento e a facilitação do empreendedorismo no País.

Fonte: RTDBrasil
Voltar - Início