Notícias
12/07/2019
Exportador de serviços se beneficia da alíquota zero do IR sobre pagamentos de comissões no exterior
 
Foi publicado o Decreto n° 9.904/2019, de 8 de julho de 2019, alterando o decreto n° 6.761, de 5 de fevereiro de 2009, que dispõe sobre a aplicação da redução para zero da alíquota do imposto sobre a renda incidente sobre comissões pagas por exportadores a seus agentes no exterior. A medida visa aumentar a competitividade do Brasil no segmento das exportações.

Segundo o Ministério da Economia, se estima que 12 mil exportadores de serviços podem se beneficiar da alíquota zero do Imposto de Renda.

A alíquota zero recai sobre pagamentos realizados para fins de contratação de agentes no exterior, que atuam na intermediação de transações entre a empresa brasileira e seus clientes estrangeiros, assim como sobre a emissão de documentos realizada fora do Brasil.

Para se beneficiar da alíquota zero, as empresas devem registrar as operações, no Siscoserv - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio, ou outro sistema que venha a substituí-lo.

Fonte: Tributário nos Bastidores
Voltar - Início