Notícias
08/08/2019
Maia amplia prazo de emendas e comissão da reforma Tributária
 
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou no Plenário nesta quarta-feira (7) que o prazo para apresentação de emendas para a proposta de reforma Tributária (PEC 45/19) será ampliado em sete dias corridos, para dar mais tempo à apresentação de sugestões. O prazo inicial era de 10 sessões contados a partir de 10 de julho.

As emendas também precisam da assinatura de 1/3 dos membros da Casa para serem aceitas. É o mesmo apoiamento exigido para a Proposta de Emenda à Constituição.

Maia também alterou o número de integrantes no colegiado. Serão 49 membros titulares e igual número de suplentes, em vez dos iniciais 34 deputados e suplentes.

A proposta, apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), simplifica o sistema tributário nacional pela unificação de tributos sobre o consumo. Há regras de transição para o novo regime tributário.

O texto extingue três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), todos incidentes sobre o consumo. No lugar deles, serão criados um imposto sobre o valor agregado, chamado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) - de competência dos três entes federativos -, e outro, sobre bens e serviços específicos (Imposto Seletivo), de competência federal.

Fonte: Câmara dos Deputados
Voltar - Início