Notícias
31/01/2011
Sebrae intensificará ações de consultoria na Região Serrana
 
Serão reforçadas atividades voltadas para o acesso ao crédito e a mercados

(Agência SEBRAE) Brasília - A partir desta semana, o Sebrae no Rio de Janeiro intensificará o trabalho de apoio às empresas de Nova Friburgo e Petrópolis, regiões mais afetadas pelas enchentes no estado. O trabalho será feito em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica, Banco do Brasil, Investe Rio e Bradesco. Entre as ações previstas estão o treinamento de agentes financeiros e palestras de divulgação e esclarecimento sobre linhas especiais de crédito.


De acordo com o gerente da área de serviços financeiros da instituição no estado, Marcelo Weber, é grande a busca dos empresários por informação. Na semana passada, o Sebrae prestou 200 atendimentos na região. “São dúvidas a respeito de acesso a crédito, informações sobre junta comercial, entre outras”, explica o gerente. Nos próximos dias a primeira ação a ser realizada é um treinamento do BNDES com os agentes financeiros que operam às linhas oferecidas pelo banco. Em um segundo momento, empresários de Nova Friburgo e Petrópolis receberão palestra sobre linhas de crédito.

O Sebrae irá montar tendas e disponibilizar consultores de crédito, que irão orientar os empresários a elaborar projetos e refinanciar dívidas, segundo Marcelo Weber. Outra ação prevista é a distribuição de material explicativo, como folder com orientações de linhas de crédito. “Na segunda semana de fevereiro pretendemos lançar a cartilha ‘Crédito sem Mistério’, que trará o passo a passo do acesso aos recursos disponíveis nos bancos”, afirma.

Também serão aplicadas nas regiões afetadas ações de acesso a mercados, por meio da metodologia do projeto Comércio Brasil, que visa unir necessidade e oportunidade de negócios entre empresários de todo o país. “No caso da região serrana, queremos que as oportunidades casem de forma gratuita. Não há circulação de dinheiro na região. O turismo está parado. As empresas não têm condições de movimentar a economia local”, explica Marcelo.

O trabalho terá início a partir da aplicação de um diagnóstico nas empresas. “Esse levantamento irá apontar quais são as reais necessidades e identificar produtos que podem, principalmente, ser doados de uma empresa para outra”, conta Marcelo. Para intensificar o trabalho de acesso a mercados, as empresas serão cadastradas na Bolsa de Negócios do Sebrae, espaço virtual catalisador de oportunidades. Para acessar o espaço serão disponibilizados computadores nas tendas do Sebrae.

A ação mal começou e já colhe resultados. A instituição identificou a empresa Projetando Soluções, fabricante de produtos biológicos. Solidário as empresas afetadas, o proprietário Fernando Carvalho irá doar nos próximos dias 100 litros do Total Limp, produto desenvolvido com bactérias vivas, que age quebrando moléculas do óleo. “O produto será utilizado nas empresas que tiveram suas instalações comprometidas pelo óleo que estava nas máquinas ou estocado”, afirma Fernando. O Sebrae no Distrito Federal cuidará da logística do produto. Regina Xeyla
Voltar - Início