Notícias
14/05/2021
Certificados digitais padrão ICP-Brasil batem recorde de emissões em abril
 
Crescimento foi de 27,3% se comparado ao mesmo período de 2020

Desde junho do ano passado, a emissão de Certificados Digitais vem batendo recordes mensais consecutivos. Neste último mês de abril foram cerca de 107 mil certificados digitais ICP-Brasil a mais, comparado ao mesmo período de 2020, representando um crescimento de 27,3%.

Neste ano já se contabiliza a emissão de 2.361.804 certificados digitais no padrão ICP-Brasil até o final do mês de abril, crescimento de 38,97% de emissões em relação ao ano anterior.

Para o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, “o mercado da ICP-Brasil está participando ativamente na missão de massificar e popularizar do uso do Certificado Digital e está aproveitando as oportunidades que o contexto atual trouxe, inclusive com a nova modalidade de emissão primária por videoconferência. Mas ainda falta à indústria uma visão atualizada e moderna do modelo de negócio, migrando do ‘produto Certificado Digital’ para o ‘serviço Certificação Digital’; Há muito espaço a ser explorado para beneficiar o cidadão e mostrar a utilidade da Certificação Digital.”

A Fenacon|CD, certificadora oficial da classe contábil, registrou crescimento de 36,3% que corresponde a 9% acima do mercado. Com o dispositivo é possível assinar digitalmente documentos e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como Receita Federal e INSS. Entre as vantagens estão:

Segurança - utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis para confirmar identidade;

Comodidade - dispensa a necessidade de comparecer presencialmente;

Agilidade - permite alterar informações rapidamente e evitar processos burocráticos demorados.

Fonte: Fenacon
Voltar - Início