Notícias
27/05/2021
OPERAÇÃO MAMMA MIA
 
Receita Federal investiga lavagem de dinheiro por organização criminosa especializada em tráfico internacional de entorpecentes

A Receita Federal (RFB), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (27) a Operação Mamma Mia, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de tráfico internacional de entorpecentes.

Com a Operação Mamma Mia os órgãos participantes apuram os indícios encontrados durante as investigações de que a organização criminosa movimenta recursos financeiros por meio de contas correntes de pessoas físicas e empresas, utilizando-se da aquisição de criptoativos e de ouro extraído irregularmente no país para financiamento de suas atividades e para lavagem de dinheiro.

São cumpridos 42 mandados de busca e apreensão nas residências de investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa, além de dez mandados de prisão preventiva, com a inclusão de dois nomes na lista vermelha da INTERPOL. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA, SÃO PAULO, PARANÁ, MINAS GERAIS, ACRE e AMAZONAS.

A justiça federal determinou a apreensão de bens e direitos em propriedade dos investigados até o valor de R$ 192 milhões.

Participam da operação 15 auditores-fiscais e analistas da Receita Federal do Brasil e 180 policiais federais.

O nome da operação, MAMMA MIA, foi escolhido porque a investigação teve origem em uma pizzaria, que realizava transferências vultosas para empresas espalhadas pelo país.

Fonte: RFB
Voltar - Início