Notícias
02/03/2011
Entrega de declaração começa com site lento
 
Receita minimizou problema, ocorrido na manhã de ontem; pelo menos 90 mil contribuintes já enviaram seus dados.

O primeiro dia de vigência do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começou com lentidão para baixar o programa da declaração, disponível no site da Receita Federal, problema minimizado pela instituição. Até o fim da tarde de ontem, a Receita já havia recebido cerca de 90 mil declarações. O balanço foi divulgado às 17h30, momento em que 4.347 contribuintes paranaenses já haviam prestado contas ao Leão. Em 2010, a Receita havia recebido 142,6 mil declarações ao longo do primeiro dia; em 2009, 79 mil contribuintes se adiantaram.

A entrega começou às 8 horas, com certa lentidão ao longo da manhã. Usuários de redes sociais alegaram dificuldades para baixar o programa da declaração. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a queda na velocidade nos downloads do programa de 2011 não é considerada um problema no primeiro dia. “Muitas pessoas querem entregar a declaração no início do prazo, na expectativa de receber a restituição nos primeiros lotes”, justificou. Durante a tarde, em um teste realizado pela reportagem, foi possível baixar o programa normalmente.

Saiba mais

Veja como preencher sua declaração de Imposto de RendaA instalação é rápida e sem grandes dificuldades, bastando apenas confirmar e avançar nas etapas sugeridas pelo programa. O software está mais limpo e moderno em relação às versões anteriores. Durante o teste, não foram encontrados problemas ou inconsistências que provocassem erros no funcionamento do programa.

Expectativa

A Receita espera receber 24 milhões de declarações no exercício deste ano, sendo 1,56 milhão de declarações no Paraná, número que equivale a 6,5% do total nacional. O prazo de entrega da declaração termina no dia 29 de abril, à meia-noite. A principal condição que torna a entrega obrigatória é ter recebido em 2010 rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, aluguel, pensão, entre outros) acima de R$ 22.487,25.

Alexandre Costa Nascimento, com agências
Voltar - Início