Notícias
12/08/2021
Oposição vai obstruir projeto de mudança do Imposto de Renda
 
Lira anunciou votação de destaques à reforma política e à MP que institui o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
 
Os partidos de oposição PT e Psol criticam a perspectiva de votação, nesta quinta-feira, do Projeto de Lei 2337/21, do Poder Executivo, que altera regras do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). O texto também prevê reajuste da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), tributação dos dividendos e lucros distribuídos aos sócios e vários outros pontos.
 
O deputado Afonso Florence (PT-BA) afirmou que o projeto ainda não está maduro para votação, já que o relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), estaria neste momento reunido com líderes do governo para tentar fechar um texto de acordo. “Esse PL não tem unidade na base do governo, retira R$ 16 bilhões de estados e municípios. As pessoas físicas terão aumento de tributação”, afirmou.
 
Mais cedo, o deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) também pediu o adiamento da votação da proposta. “Eu não conheço um setor da economia brasileira que procurou a mim ou a parlamentares defendendo o texto atual. É importante que o relator Celso Sabino possa divulgar o seu relatório final a este Parlamento para podermos nos debruçar sobre ele, ouvir a sociedade, ouvir os setores e fazer esse debate tão importante da reforma tributária que já estamos debatendo a alguns anos”, disse.
 
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o objetivo é votar a proposta ainda hoje. “Hoje, quinta-feira, iremos votar os destaques do primeiro turno da reforma política; na sequência, os destaques da MP 1045/21, nós estamos atrasados para mandá-la ao Senado; em seguida, a reforma tributária e o segundo turno, hoje, se os deputados assim o desejarem, senão nós fazemos o segundo turno semana que vem. Isso é opção dos senhores”, afirmou.
 
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Voltar - Início