Notícias
24/03/2022
Mais de 6 milhões de declarações do imposto de renda 2022 já foram enviadas
 

Prazo termina no dia 29 de abril

A Receita Federal informa que até as 11 horas desta quarta-feira (23/03) foram entregues 6.791.683 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021.

O prazo de entrega da declaração começou no dia 07 de março e terminará em 29 de abril.

A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.

O contribuinte que tiver dúvidas específicas já pode consultar no perguntas e respostas do IRPF 2022 que engloba as novidades, inclusive explicações sobre os novos campos para declaração de bens e direitos.

Deduções

Ao preencher sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, se optar pela tributação por deduções legais, você consegue destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso. E o melhor: pode destinar tanto quem tem saldo de imposto a pagar quanto quem tem saldo de imposto a restituir.

Mais informações sobre as deduções para os fundos da criança e do adolescente e do idoso.

(https://www.gov.br/seu-imposto-de-renda-pode-beneficiar-criancas-adolescentes-e-idosos)

Acesse aqui o perguntas e respostas.

(https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/perguntas-e-respostas/dirpf/pr-irpf-2022.pdf/view)

Fonte: RFB

Voltar - Início