Notícias
19/05/2023
Múltiplas formas de negociação de dívida são foco de live da PGFN
 

Além de mostrar ao contribuinte várias opções para regularização de débitos, procuradores deram aula no ambiente virtual do Regularize

Seguindo o cronograma de ações no "Mês do Contribuinte", nesta quinta-feira (18), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional realizou a segunda live para discutir e divulgar as opções de negociação de débitos para inscritos na dívida ativa da União.

Na oportunidade, o procurador Theo Lucas Borges falou sobre a opção de "Parcelamento", que não há necessidade de detalhada negociação, possui adesão objetiva, análise rápida, solução pré-definida e modalidades prontas. O modelo de pagamento de dívida é uma forma mais facilitada e utilizada, na maioria das vezes, quando o débito é pequeno, quando não cabe debate sobre o crédito inscrito, ou porque o contribuinte não vê necessidade de negociação.

Borges explicou que, a partir de 2015, o contribuinte passou a contar com mais um elemento facilitador da regularização de seus débitos e não apenas o "Parcelamento". Com a chegada do "Negócio Jurídico Processual", a PGFN passou a dialogar mais com o contribuinte, construindo conjuntamente as soluções para os seus débitos.

De acordo com o porta-voz, as vantagens de se optar por uma negociação junto ao órgão incluem, entre outros aspectos, previsibilidade dos pagamentos, redução de litigiosidade e diminuição dos custos do processo. A adesão é feita pelo portal "Regularize" da PGFN.

O procurador Gabriel Teixeira Gonçalves falou sobre a "Transação na Dívida Ativa" e abordou duas formas de negociação disponíveis atualmente: o "edital PGDAU 2/2023" e o "Programa de Redução de Litígios Fiscais".

O edital é formado pelas transações de i) pequeno valor, ii) para débitos de difícil recuperação ou irrecuperáveis, conforme a capacidade de pagamento, além da iii) transação de inscrições garantidas por seguro garantia ou carta fiança. A adesão para as modalidades do Edital PGDAU n° 2/2023 está disponível até o próximo dia 31 de maio.

Gonçalves explicou que o Programa de Redução de Litígios Fiscais foi criado conjuntamente entre a Receita Federal e a PGFN, sendo a possibilidade de negociar débitos de até 60 salários mínimos a única modalidade que abrange débitos inscritos em dívida ativa da União. Para o contribuinte que deseja aderir ao programa, é necessário fazer seu pedido até o dia 31 de maio, pelo portal Regularize.

As procuradoras Natália Rodrigues e Raquel Mendes mostraram, de forma prática, como os contribuintes podem fazer as adesões de negociações dentro do portal "Regularize" da PGFN, em forma de tutorial, para facilitar a compreensão.

Para assistir a live completa e aprender como fazer sua solicitação para negociação de dívidas, CLIQUE AQUI. (https://www.youtube.com/live/Q9QqEzLTOUM?feature=share)

Fonte: PGFN - Publicada em 18.05.2023 (https://www.gov.br/pgfn/pt-br/assuntos/noticias/2023/multiplas-formas-de-negociacao-de-divida-sao-foco-de-live-da-pgfn)

Voltar - Início