Notícias
01/06/2023
Mais de 40 milhões de contribuintes já enviaram suas declarações à Receita Federal
 

O prazo final para a entrega da declaração é hoje, às 23h59min59s, horário de Brasília.

A Receita Federal ultrapassou as expectativas ao receber 40 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) até às 18h40 desta quarta-feira (31/05).

Segundo José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, o número de declarações superou a estimativa inicial de 39,5 milhões, muito provavelmente devido à facilidade proporcionada pelos avanços tecnológicos da pré-preenchida. Uma facilidade implementada pela Receita Federal que agiliza o processo de preenchimento da declaração.

Fonseca explica que outro possível motivo é o aumento de retificadoras. No ano passado, no fim do prazo, foram registradas 2.370.762 declarações retificadoras. Este ano, já são 3.156.003, demonstrando que os contribuintes estão buscando informações para que possam regularizar suas declarações.

É importante ressaltar que aqueles que são obrigados a entregar a declaração e não o fizerem dentro do prazo estarão sujeitos a multas. A multa correspondente é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite máximo de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Portanto, é fundamental que os contribuintes concluam suas declarações antes do horário limite, evitando transtornos e garantindo o cumprimento de suas obrigações fiscais. Não deixe para última hora!

O sistema de envio ficará fechado a partir da meia-noite, reabrindo somente às 8h da manhã. Quando o envio em atraso já gerará multa.

Fonte: RFB - Publicada em 31.05.2023 (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/maio/mais-de-40-milhoes-de-contribuintes-ja-enviaram-suas-declaracoes-a-receita-federal)

Voltar - Início