Notícias
27/07/2023
Internacional: Fundação IFRS publica comparativo da IFRS S2 com as recomendações da TCFD
 

A Fundação IFRS publicou, no dia 24/7, comparação dos requisitos da IFRS S2 - Divulgações Relacionadas ao Clima com as recomendações do TCFD. A publicação ocorreu após o anúncio do Conselho de Estabilidade Financeira, órgão internacional criado pelo G20 responsável por recomendações no sistema financeiro global, de que o trabalho da força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês) foi concluído, culminando na criação das normas do ISSB.

Os requisitos da IFRS S2 são consistentes com as quatro principais recomendações e onze divulgações recomendadas e publicadas pela TCFD.

Como demonstrado nesta comparação, as empresas que aplicam as normas ISSB atenderão às recomendações da TCFD e, portanto, não precisarão aplicar as recomendações da TCFD, além das normas do ISSB.

Há requisitos adicionais na IFRS S2 e isso inclui os requisitos para que as empresas divulguem métricas baseadas no setor, divulguem informações sobre o uso planejado de créditos de carbono para atingir as suas metas de emissões líquidas e divulguem informações adicionais sobre as suas emissões financiadas.

Embora o trabalho da TCFD esteja concluído, as suas recomendações permanecem disponíveis para as empresas usarem, caso assim optem. O uso das recomendações é um bom ponto de partida para as empresas à medida que passam a usar as normas ISSB.

A TCFD tem sido pioneira em elevar a prática e a qualidade das divulgações relacionadas ao clima juntamente com o ISSB construindo esse legado.

A incorporação das recomendações da TCFD nas normas ISSB proporciona ainda mais uma simplificação da chamada "sopa de letrinhas" de iniciativas de divulgação para empresas e investidores.

O Conselho de Estabilidade Financeira também solicitou à Fundação IFRS que assumisse o monitoramento do progresso nas divulgações relacionadas ao clima das empresas a partir da TCFD.

Fonte:  CFC - Publicada em 26.07.2023 (https://cfc.org.br/noticias/internacional-fundacao-ifrs-publica-comparativo-da-ifrs-s2-com-as-recomendacoes-da-tcfd/)

Voltar - Início