Notícias
28/07/2023
Internacional: Iasb conclui trabalho técnico em duas novas normas contábeis IFRS
 

O International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês), no dia 26 de julho, tomou decisões sobre dois projetos - suas etapas finais antes da elaboração e votação de duas novas normas contábeis IFRS.

A primeira dessas futuras normas contábeis destina-se a esclarecer e aprimorar as informações que as empresas fornecem sobre seu desempenho financeiro. A outra simplificará as demonstrações financeiras elaboradas por subsidiárias de grupos listados.

O Iasb espera emitir as duas novas normas no primeiro semestre de 2024.

A primeira nova norma contábil fará com que as empresas divulguem, de forma mais consistente e transparente, seu desempenho financeiro, o que facilitará a comparação entre as empresas pelos investidores. A iniciativa também ajudará a criar confiança entre empresas e investidores e, em última análise, facilitará o fluxo de capital. Essa nova norma é o resultado do projeto de Demonstrações Financeiras Primárias e substituirá a IAS 1 - Apresentação de Demonstrações Financeiras.

A segunda nova norma contábil reduzirá os requisitos de divulgação para subsidiárias que não são negociadas em um mercado aberto, ou que detêm ativos confiados a elas por seus clientes. Essa norma permitirá que essas subsidiárias preparem demonstrações financeiras completas baseadas nas IFRS, com fundamento no resumo das informações relatadas à sua controladora. Essa nova norma é o resultado do projeto Subsidiárias sem obrigação pública de prestação de contas: divulgações.

O Iasb decidiu que a data de vigência de suas duas novas normas contábeis se aplicará para os períodos de relatórios anuais com início em ou após 1° de janeiro de 2027, a fim de dar às empresas tempo suficiente para implementar os novos requisitos. Será permitida a aplicação antecipada.

Ambos os projetos estão iniciando o processo de votação. Também haverá um processo de aprovação destinado a garantir que as novas normas contábeis reflitam com precisão as decisões do Iasb.

Fonte: CFC (https://cfc.org.br/noticias/internacional-iasb-conclui-trabalho-tecnico-em-duas-novas-normas-contabeis-ifrs/)

Voltar - Início