Notícias
01/11/2023
Alckmin destaca importância da reforma tributária em posse de novo presidente da CNI
 

O vice-presidente defendeu proposta em tramitação no Congresso durante posse do novo presidente da CNI

A reforma tributária em tramitação no Congresso vai trazer eficiência econômica e fazer crescer o Produto Interno Bruto (PIB). Essa opinião foi expressa na noite desta terça-feira (31/10) pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante cerimônia de posse do novo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.

“Os estudos mostram que a reforma tributária pode, em 12 anos, elevar o PIB em 12%, reduzir e simplificar o Custo Brasil, melhorando a competitividade”, afirmou Alckmin, durante discurso feito na cerimônia. “Nós precisamos recuperar produtividade”, acrescentou o vice-presidente.

Alckmin também destacou a importância da indústria verde para o país. “O Brasil vai ser o grande protagonista da descarbonização e do desenvolvimento com sustentabilidade”, previu. Como exemplo das medidas tomadas nesse sentido pelo governo, o vice-presidente citou o aumento do biodísel no diesel, que vai chegar a 14%, e o etanol na gasolina, que pode passar de 27% para 30%.

O empresário baiano Ricardo Alban tomou posse para um mandato de quatro anos à frente da CNI em substituição a Robson Braga Andrade, que presidiu a entidade nos últimos treze anos. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), prestigiada pelas 27 federações do setor, empresários, governadores e parlamentares de todo o país.

“Depois de tantos anos de declínio, temos uma oportunidade única, talvez a última dessa geração, de revitalizar o nosso setor e entregar ao Brasil tudo que a indústria forte e dinâmica pode entregar ao país”, afirmou Alban no discurso de posse. “Esta é a hora de mobilizar o país para uma nova industrialização. E uma nova industrialização pede uma nova CNI, pede uma nova união e convergência de todos”, continuou o novo presidente da CNI.

Desde 2014, Alban presidia a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). No discurso de posse, o novo presidente fez previsões otimistas para a indústria brasileira. Já está imposto uma intensa transformação da economia global, particularmente das cadeias de produção.

Ao se despedir do cargo, Robson Andrade também destacou a importância da reforma tributária. “Depois de 30 anos de discussões, finalmente o Brasil está avançando na aprovação de a prescindível reforma tributária”, afirmou o empresário. “A estrutura caótica do sistema tributário nacional, junto com as altíssimas taxas de juros, são um dos maiores empecilhos ao crescimento sustentável da economia”, acrescentou.

Fonte: MDIC - Publicada em 31.10.2023 (https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/alckmin-destaca-importancia-da-reforma-tributaria-em-posse-de-novo-presidente-da-cni)

Voltar - Início