Notícias
01/03/2024
Cuidado com o golpe! Veja cuidados que o MEI precisa ter para não ser alvo de estelionatários
 

Mais de 15 milhões de brasileiras e brasileiros são registrados como Microempreendedor Individual (MEI). É uma excelente forma para os trabalhadores autônomos se formalizarem, poderem emitir nota fiscal e terem benefícios previdenciários. Infelizmente, tem crescido o número de golpes na internet direcionados a esse público.

Conheça abaixo os golpes mais comuns:

1. Sites falsos para abertura de MEI

Os golpistas criam páginas falsas, simulando a identidade visual dos portais oficiais do governo, e cobram pela formalização do MEI. O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) esclarece que esse processo é sempre gratuito, e feito pelo portal Gov.br.

2. Golpe DAS-MEI

Nesse tipo de golpe, os estelionatários enviam guias falsas de pagamento. O DAS verdadeiro não chega pelos Correios, SMS, WhatsApp ou e-mail. O usuário precisa emitir sua guia mensal acessando o Portal do Empreendedor.

3. E-mails com solicitação de retificação

Desconfie sempre de e-mails pedindo correções em suas declarações. O MEMP e a Receita Federal não contatam por e-mail sem sua autorização. Sempre verifique a origem das mensagens suspeitas.

4. Cobranças de filiação ou taxas associativas indevidas

O MEI não precisa ser filiado a entidades ou sindicatos para atuar na categoria. Golpistas enviam por e-mail cobranças de entidades, associações ou sindicatos. O MEMP esclarece que o MEI não precisa ser filiado a entidades ou sindicatos para atuar na categoria

5. Propostas de empréstimos

Desconfie de ofertas de empréstimo por canais não oficiais. Golpistas usam WhatsApp, SMS e redes sociais para enganar. Prefira empresas consolidadas no mercado e desconfie de promessas muito vantajosas.

6. Boletos de cobranças indevidas

Fique atento a boletos suspeitos enviados por e-mail ou correio. Podem parecer oficiais, mas são golpes para tirar seu dinheiro. Verifique sempre a origem da cobrança.

Como se proteger

Para não cair em nenhum tipo de golpe, é só seguir algumas dicas: o MEI deve evitar clicar em links suspeitos e buscar informações somente nas páginas oficiais do governo. Caso o golpe já tenha sido feito, o MEI deve usar o canal de denúncias da Controladoria Geral da República ( https://falabr.cgu.gov.br/ ) e registrar boletim de ocorrência na polícia.

Fonte: MEMP (https://www.gov.br/memp/pt-br/assuntos/noticias/cuidado-com-o-golpe-veja-cuidados-que-o-mei-precisa-ter-para-nao-ser-alvo-de-estelionatarios)


Voltar - Início