Notícias
28/07/2011
Ipea estima crescimento de 1,7% da produção industrial
 
Valor revelado na nova edição do PIM é referente à comparação entre junho de 2010 e o mesmo mês de 2009

O indicador de Produção Industrial Mensal (PIM) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima o crescimento da produção in­dustrial mensal de junho de 2011 em 1,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em junho, com exceção das vendas de papelão ondulado, todos os indicadores setoriais utilizados no modelo de previsão da PIM registraram aumento ante o mesmo período do ano anterior.

Dentre os indicadores, o destaque negativo foi o setor de autoveículos, que recuou 2,1% sobre o mês de maio. Com relação a junho de 2010, no entanto, a produção de 295,6 mil unidades representou um acréscimo de 4,1%. Com isso, o setor atingiu um total de 1,71 milhão de unidades produzidas no acumulado do ano e ficou num patamar 7,8% superior ao do mesmo período do ano passado.

Já no acumulado do ano, a indústria re­gistrou expansão de 1,8% na comparação com os cinco primeiros meses de 2010. Apesar do bom resultado de maio, a produção industrial vem dando sinais de desaceleração. Enquanto a variação acumulada em 12 meses recuou pelo sexto mês consecutivo, fi­cando em 7,3% em maio, a análise da média móvel trimestral também tem apontado para um desempenho mais suave da indústria no segundo trimestre de 2011.

Houve bom desem­penho na indústria de transformação (avanço de 1,0%) e na extrativa mineral (+ 0,8%). Já na expedição de papelão ondulado, houve queda de 0,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Indicador
Produzido pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, o indicador PIM é divulgado antes de os números oficiais da PIM-PF serem lançados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os setores analisados são o fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas; expedição de papelão ondulado; produção de autoveículos; e carga de energia.

Leia a íntegra do indicador PIM referente a junho de 2011: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/PIM/110728_indicipea.pdf

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA
Voltar - Início