Notícias
30/11/2011
Governo vai reduzir IOF sobre crédito na próxima semana, diz Pimentel
 
BRASÍLIA - O governo decidiu fixar data para a redução do IOF sobre crédito para pessoa física. Segundo o ministro Fernando Pimentel, será na semana que vem.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve cortar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 3% para 1,5%, retornando a alíquota para o nível de março deste ano, conforme antecipou o portal do Valor na semana passada. Essa medida estava sendo avaliada já há uns dez dias.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) também decidiu aliviar a situação dos pequenos e médios bancos, os primeiros a sentir os efeitos da escassez de crédito em momentos de crise. Há estudos ainda para a concessão de incentivos fiscais para setores da economia que estiverem sofrendo os efeitos da desaceleração.
O entendimento no governo é de que a crise europeia piora dia a dia. Ao mesmo tempo, não há sinais claros de uma recuperação da economia brasileira de outubro para cá, mesmo depois que o Banco Central reduziu os juros e flexibilizou medidas de aperto do crédito. A munição anticrise está sendo intensificada.
Fonte: Valor
Voltar - Início