Notícias
15/12/2011
Demanda das empresas por crédito registra alta de 2,9% no acumulado do ano, aponta Serasa
 
(Agência Brasil) São Paulo - A demanda das empresas brasileiras por crédito registra alta de 2,9% no acumulado deste ano, considerando os meses de janeiro a novembro, em comparação com o mesmo período de 2010, segundo levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. A procura por crédito no mês de novembro, em relação a outubro, caiu 0,1%. Essa ligeira redução do indicador é praticamente nula se comparada às duas quedas anteriores, quando o índice teve recuos de 6,7% (setembro) e 4,2% (outubro). Na comparação com novembro de 2010, a procura subiu 0,8%.

Na análise por porte, as grandes empresas foram as que mais buscaram crédito no mês de novembro, com uma alta de 2% ante outubro. Em seguida aparecem as médias, com crescimento de 1,2% de um mês para o outro. O único segmento que registrou queda foram as micro e pequenas empresas, com uma baixa de 0,2%.

Se consideradas as regiões do país, somente a Sudeste e a Sul apresentaram queda na demanda de um mês para o outro, com recuos de 0,9% e 0,2%, respectivamente. As demais apresentaram altas no índice, sendo a maior delas a Nordeste, com elevação de 2,3%. A Centro-Oeste subiu 0,5% e a Norte, 0,4%.

Segundo economistas da Serasa, apesar do atual processo de redução da taxa básica de juros (Selic), a desaceleração interna e o quadro conjuntural externo adverso ainda pesaram desfavoravelmente sobre a busca das empresas por crédito, mantendo-a em estagnação no mês de novembro.
Voltar - Início