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07/03/2012
Sebrae investe na indústria de alimentação
 
Entre as metas do projeto está o aumento no volume de vendas em 5% ao ano

(Agência Sebrae) Brasília - Empresários de panificadoras, confeitarias e indústrias alimentícias participaram do lançamento do projeto Indústria da Alimentação. A iniciativa tem como objetivo desenvolver a competitividade, sustentabilidade e inovação de empresas do setor. A panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria no País, com aproximadamente 36% dos produtos alimentares e 6% da indústria de transformação, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP).

Com duração de quatro anos, o projeto irá oferecer aos participantes palestras, oficinas, seminários, cursos técnicos e gerenciais, rodadas de negócios, além de acesso a eventos como o Salão da Alimentação – Alimenta, a Feira Internacional de Panificação (FIPAN) e o Dia Mundial do Pão.

Os empresários também poderão participar da 24ª Expofood, representados por um consultor da instituição. “É uma chance de participar de um evento de grande porte mesmo com poucos recursos. Para quem fabrica produtos e quer buscar compradores fora de Brasília, este é o momento”, avalia Andrea Magalhães, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae no Distrito Federal.

Para o gestor do projeto, Thiago Soares, a iniciativa é uma ótima oportunidade para que as empresas desenvolvam a gestão dos negócios e desse modo possam ampliar o mercado. “Queremos prepará-las para os grandes eventos que serão realizados no Brasil e em Brasília nos próximos anos”, explica. As metas são aumentar o ticket médio em 3%, o número de clientes em 5%, e o volume físico de vendas também em 5% ao ano. O prazo é até dezembro de 2015.

Paulo Sérgio Dias Lopes, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (SIAB), acredita que as ações do projeto irão ampliar a visão de mercado dos participantes. “É preciso conhecer a concorrência, a região e os clientes para trocar experiências e melhorar os pontos fracos”, disse.

O vice-presidente do Instituto Tecnológico da Panificação e Consultoria (ITPC), Emerson Amaral, também é otimista. “A expectativa é que o projeto possa estruturar a empresa para o novo modelo de consumo on-the-go, que caracteriza a rapidez em atendimento e serviços”, comenta. Para ele, essa é uma realidade do mercado e as empresas precisam se ajustar a ela.

Na palestra “Como Atrair e Ministrar Talentos” , o consultor e gestor do ITPC, Cláudio Schneider, encorajou os participantes a inovar na cultura de suas empresas. “O empreendedor de hoje deve estar focado em resultados e adotar um perfil estratégico. Não há mais espaço para a visão de negócios dos anos 80, com perfil operacional”, explica. Ao final, Cláudio Faria contou o caso de sucesso da panificadora Vila dos Pães, da qual é proprietário, e serviu de inspiração para os presentes.

Natália Kenupp
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