Notícias
20/06/2012
Programação oficial da Rio+20 começa nesta quarta-feira (20) (Portal do Planalto)
 
A programação oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, começa nesta quarta-feira (20), no Riocentro, Rio de Janeiro. O encontro conta com a participação de cerca de 100 chefes de Estado e Governo de todo o mundo.

Durante três dias, os dirigentes dos diversos países vão negociar um documento que vai nortear o desenvolvimento sustentável no mundo nos próximos 20 anos. O texto final, com as recomendações, será divulgado oficialmente no encerramento da cúpula na sexta-feira (23).

Os debates prosseguem em diferentes locais da cidade. Os líderes mundiais e os políticos estarão concentrados no Riocentro, na Barra da Tijuca. Especialistas e sociedade civil se dividem entre o Forte de Copacabana, o Parque do Flamengo, Parque dos Atletas, o Museu de Arte Moderna e outros pontos do Rio.

A abertura oficial está programada para às 10h, com a participação da presidenta Dilma Rousseff e a realização da primeira reunião plenária. A presidenta terá ainda reuniões com o presidente da França, François Hollande, pela manhã, e à tarde, com os dirigentes do Senegal e da Nigéria. À noite, haverá recepção aos chefes de Estado, na Arena da Barra.

"Nós queremos que da Rio+20 saiam objetivos de desenvolvimento sustentável, que seriam metas globais de comportamento dos países para buscarmos finalmente a plena sustentabilidade do ponto de vista econômico, ambiental e social. Esse legado já será importantíssimo", afirmou, na semana passada, ao programa Bom Dia Brasil, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe do Brasil na Rio+20.

Segundo ele, o objetivo é discutir a agenda sustentável para as próximas duas décadas. “O desenvolvimento sustentável é necessário porque os atuais modelos de produção não estão conseguindo resolver as crises globais que estão surgindo”. A execução de programas sociais de transferência de renda no Brasil terá destaque nas discussões. As medidas podem trazer avanço no combate à fome e à pobreza..

Entre as propostas já apresentadas estão a reforma da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CDS), que tem como objetivo a execução das metas fixadas na Rio92. Além disso, há recomendações para reformas nas instituições ambientais internacionais, porque diversos líderes políticos argumentam que é necessário fortalecer o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Debates

Organizações não governamentais, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil participam de debates em dez painéis denominados Diálogos Sustentáveis. Cada um dos painéis definirá três recomendações. Ao final, 30 sugestões serão encaminhadas aos líderes políticos para que examinem a possibilidade de incluí-las no texto da conferência. Se as recomendações forem aprovadas, elas serão inseridas na declaração final dos chefes de Estado e Governo, a ser anunciada sexta-feira.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promove , das 15h30 às 19 horas, o seminário internacional The State of the World Economy. O evento tratará do impacto dos diferentes cenários da crise global para a economia dos BRICS, com especial ênfase para o Brasil.

Participam o economista-chefe do South Centre, Yilmaz Akyuz, o diretor das Áreas Internacional e de Comércio Exterior do BNDES, Luiz Eduardo Melin, e o superintendente da Área de Pesquisa e Acompanhamento Econômico, Fernando Puga, entre outros.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, assina, nesta quarta-feira (20),às 12h30, o termo de compromisso com a prefeitura do Rio de Janeiro, para a construção do Parque Urbano da Serra da Misericórdia, o Parque da Leopoldina.

O documento será assinado no estande da Caixa no Riocentro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Na ocasião, a CAIXA vai conceder o Selo Casa Azul – Nível Ouro ao projeto do Complexo Chapéu Mangueira e Babilônia (RJ) à prefeitura do município.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) apresentam nesta quarta (20), o estudo “Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável para a América Latina na Rio+20”.

A apresentação será feita pela presidenta do Ipea, Vanessa Petrelli Côrrea, e Alicia Bárcena, secretária executiva da CEPAL, em coletiva pública, às 12h30, na sala P3-8, Pavilhão 3, no Centro de Convenções do Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro). O debate será moderado por Carlos Mussi, diretor do Escritório da CEPAL no Brasil, e André Calixtre, assessor técnico da presidência do Ipea. (Rio de Janeiro/RJ)

O ministro do Turismo, Gastão Vieira Lima, faz discurso de boas vindas no event: “Turismo para um futuro sustentável”, organizado em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), em cooperação com o Comitê Dirigente para o Desenvolvimento do Turismo da ONU (UN Steering Committee on Tourism for Development - SCTD). Serão debatidas e determinadas recomendações referentes ao modo por meio do qual o turismo pode atuar na agenda de desenvolvimento mundial da próxima década, visando o desenvolvimento global, considerada a lacuna da pobreza.

Os debates irão se pautar pelas sete questões a serem revistas na Conferência Rio + 20 – empregos, energia, cidades, alimentos, água, oceanos e desastres – pode ser um instrumento diretor de mudanças positivas, para ambos os países em desenvolvimento e os desenvolvidos. À tarde, o ministro participa da Sessão solene de abertura do Segmento de Alto Nível da Rio+20; e da recepção comemorativa da Rio+20.

Mesas e palestras

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participa de uma mesa-redonda com a ministra Miriam Belchior, intitulada Investimento Público: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável. Será na sala P3-6 do Riocentro. Em seguida, o ministro participa do lançamento do Acordo de Cooperação Tripartite - Brasil/França/África. À tarde, visita ao estande do ministério, no Píer Mauá - Armazém 3.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, profere palestra no seminário na Conferência Rio+20: Investimentos Públicos: desafios e Oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Em seguida, almoça com a diretoria do Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). À tarde, participa da abertura oficial da Rio+20 e da recepção promovida pela presidenta Dilma Rousseff às autoridades participantes do encontro, na Arena da Barra.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa da cerimônia de abertura protocolar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), às 16h, no Pavilhão 5 do Riocentro. No final da tarde, o ministro também comparece à da recepção oferecida aos chefes de Estado e de Governo.

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, participa do Segmento de Alto Nível da Rio+20 - Cúpula dos Chefes de Estado, no Centro de Copnvenções do Riocentro.

O ministro Celso Amorim estsará na sessão solene de Abertura do Segmento de Alto Nível da Rio+20, no Riocentro, e na recepção comemorativa na Arena da Barra.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, participa de reuniões internas na Rio +20.

Participação

Participam ainda, da conferência, nesta quarta-feira, as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas; e da Igualdade Social, Luiza Bairros, que participa das mesa redonda Investimento Pública Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável, na - Sala P3-6 do Riocentro, e da mesa de abertura do seminário Povos Tradicionais e Comunidades Indígenas:Valorização do Conhecimento na Arena Sócio- Ambiental, no Parque do Flamengo e Jardins do Museu de Arte Moderna.

A ministra Eleonora Menecucci de Oliveira, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, participa do debate global Autonomia das Mulheres no Desenvolvimento Sustentável, na Arena Socioambiental.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. participa de encontro "Desenvolvimento com Direitos Humanos", no Parque dos Atletas, Auditório CNO 1, na - Barra. À tarde, a ministra participa da Sessão Solene de Abertura da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20; e da recepção oferecida pela Presidenta da República aos Chefes de Estado e Governo presentes na Rio+20.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti tasmbém estará presente à sessão solene de Abertura do Segmento de Alto Nível da Rio+20, no Riocentro ; e da recepção comemorativa na Arena da Barra.

Cúpula dos Povos

Na Cúpula dos Povos, palestras e debates objetivam conscientizar a sociedade. Confira alguns:

- "Cultura e resistência guarani na busca da terra sem males, um exemplo na construção do bem viver;

-"Soluções, experiências demonstrativas e práticas a serem expostas nos Territórios do Futuro";

"Tricontinental Peoples" Solidarity Forum for Social and Environmental Justice";

"Cidadania Global: uma nova realidade para os desafios do século XXI""A universidade e a sustentabilidade: desafios e dificuldades";

"Harnessing Biodiversity for a Sustainable World: a Project Development Workshop on the Responsible Use of Biological Resources";

"Workshop: Right to Water: Green Economy or Right based approaches to sustainable development; C

Outros eventos são: Regiões de Ação Climática: Um Chamado à Ação; Estocolmo sustentável, de 1972 ao futuro, no Parque dos Atletas, no Aterro do Flamengo.

Fonte: Portal do Planalto
Voltar - Início