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03/08/2012
Governo lança nesta 5ª feira campanha via rádio, TV e internet para incentivar leitura e incrementar a renda nas classes C, D e E
 

(Fonte: Portal Planalto) O Ministério da Cultura (MinC) lançou, nesta quinta-feira (2), a segunda etapa da campanha "Leia Mais, Seja Mais", que terá investimentos de R$ 4,5 milhões para estimular o hábito da leitura, usando recursos como mensagens de espera em telefone e redes sociais para incrementar a autonomia financeira dos leitores. O objetivo da iniciativa, realizada pelo MinC e Fundação Biblioteca Nacional (FBN), é promover o conhecimento, a inclusão social e a afirmação da cidadania.

A campanha se destina, principalmente, a homens e mulheres na faixa de 18 a 49 anos, nas classes C, D e E, que representam cerca de 38 % da população brasileira. Ela será veiculada, em todo país até o final deste mês e, nos primeiros dias, o ministério e a Biblioteca Nacional farão uma ação estratégica em suas páginas no Facebook, para que os internautas substituam, por algum tempo, as imagens de perfil por capas dos livros. Quem ligar para o Ministério da Cultura ouvirá trechos de livros de autores mais importantes da língua portuguesa, lidos por atores e atrizes consagrados.

Ao falar sobre o programa, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse que “um país rico é um país de leitores”. A frase foi inspirada no slogan do governo federal, “País rico é um país sem miséria” e, segundo ela, sintetiza o espírito da campanha ‘Leia Mais, Seja Mais’, que é destaques entre as 40 ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) previstas para este ano, com orçamento total de R$ 373 milhões.

A primeira parte da campanha, lançada em dezembro de 2011, foi veiculada por meio de 74 jornais e 4 revistas. Agora, a segunda etapa será voltada para dez emissoras públicas e privadas de TV, quatro redes de emissoras de rádio, dez portais e sites da internet. A campanha começa a ser veiculada nesta quinta-feira nas cinco principais emissoras de televisão aberta (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV), em emissoras públicas como a TV Senado, a TV Câmara e a TV Justiça e, ainda, em redes nacionais de rádio em portais de internet, além dos canais do MinC e da FBNacional e de outras instituições vinculadas ao ministério.

O filme promocional da iniciativa é estrelado pelos atores David Lucas, Elisa Lucinda, Mayana Neiva, Luís Miranda e Klara Castanho. Todos foram cedidos pela TV Globo e abriram mão do cachê .A partir do slogan ‘Leia Mais, Seja Mais’, os atores dizem variações em torno do tema, como “sonhe mais”, descubra mais”, “invente mais”, “saiba mais”, “conheça mais” etc. O spot para as rádios segue a mesma linha.
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