Notícias
09/08/2012
BB lança parceria com lojistas para facilitar acesso ao crédito a pequenas e microempresas
 
(Fonte: Portal Planalto) Uma parceria assinada nesta quarta-feira (8) em Brasília, entre o Banco do Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), vai facilitar o acesso ao crédito para as pequenas e micro empresas, por meio da estratégia Bompratodos, lançada pela instituição em abril de 2012. Entre as primeiras iniciativas está a redução, durante o mês de agosto, das taxas de juros das principais linhas de desconto de duplicatas, cheques pré-datados e cartões de crédito, para atender a demanda gerada pelo aquecimento das vendas do comércio no Dia dos Pais.

A promoção permite que os lojistas acessem linhas de antecipação de recebíveis com juros a partir de 1% ao mês. Outra medida é a reabertura das contratações do BB Giro Décimo Terceiro Salário, linha de crédito que oferece capital de giro às empresas de qualquer ramo e porte, para o pagamento do 13° salários dos seus colaboradores e os encargos sociais incidentes.

O prazo de pagamento é de até 13 parcelas e as taxas de juros são a partir de TR (Taxa Referencial) mais 0,98% ao mês. Essa linha tem ainda como diferencial a carência de até 120 dias para o pagamento da primeira parcela. “Com isso, o empresário pode contratar o empréstimo já em agosto e começar a pagar em 2013, sem comprometer seu fluxo de caixa para as vendas do final do ano”, informou o banco.

A instituição também prorrogou, até 31 de agosto de 2012, as condições especiais de taxa e prazo para os clientes que contratarem empréstimos para liquidar suas operações em outras instituições financeiras. As taxas são a partir de 1,17% ao mês e o prazo de pagamento de até 60 meses, com carência de até seis meses para pagar a primeira parcela da operação.

Inadimplência cai 5,6% em julho e indica tendência

Dados divulgados também nesta quarta-feira, pela CNDL e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, mostram que a inadimplência do consumidor brasileiro caiu 5,68% em julho, na comparação com o mesmo período de 2011. É a segunda maior redução no período de um ano, perdendo apenas para março (-11,95%). A pesquisa analisou mais de 150 milhões de cadastros de Pessoas Físicas (CPF) em 800 mil pontos de vendas credenciados junto às instituições.

Queda de 5,68% em julho é a segunda maior em um ano, perdendo apenas para março, quando atingiu -11,95%. Para a CNDL, os números indicam uma leve tendência de diminuição da inadimplência para o segundo semestre de 2012. “Em junho deste ano o indicador também apontou retração na inadimplência de 0,27% em relação ao mesmo mês de 2011 e recente pesquisa encomendada pelo SPC para o Dia dos Pais indica que a maioria dos consumidores deve pagar as compras à vista”, informou a instituição.

Ainda segundo a confederação, a curva de tendência mostra que mais pessoas estão quitando suas dívidas e a expectativa é de que as vendas do varejo cresçam entre 4% e 4,5% neste ano, ante a previsão anterior de 6%.
Voltar - Início