Notícias
10/08/2012
Gastos do Brasil em educação têm sido crescentes
 
Política macroeconômica estável é essencial para estimular educação

(Fonte: Ministério da Fazenda) Em audiência pública na comissão de Educação do Senado Federal, nesta quinta-feira (09/08), o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse que a educação é uma das políticas públicas mais extraordinárias e importantes para o modelo de desenvolvimento econômico de qualquer país. “Entretanto, é umas das políticas que mais levam tempo para concretizar. Ninguém espera que se mude a cultura e a política educacional em uma década”, acrescentou.

Para o secretário, apesar de não ser o único, a educação é um dos fatores determinantes para o crescimento econômico e para que se possa estimulá-la é preciso uma política macroeconômica estável. “O Brasil tem obtido excelentes resultados educacionais e nós devemos continuar nesta direção. Talvez esses resultados não acontecessem se o governo não tivesse cuidado dos problemas macroestruturais, como taxa de juros elevada, dívida externa e inflação”, ressaltou.

Na análise de Holland, uma melhora na qualidade e no tempo de estudo precisa acontecer com ganho de produtividade e de rendimento. “Isso se faz necessário para que o próprio setor produtivo seja motivado a empregar trabalhadores mais escolarizados”, avaliou.

Na audiência que debateu Educação e federalismo, educação básica responsabilidade do Governo Federal, o representante da Fazenda ressaltou que os gastos do Brasil em educação têm sido crescentes. “Entretanto, falar em educação não é apenas aumentar gastos. É preciso políticas públicas adequadas que levem em conta as características demográficas e a diversidade regional”, concluiu.
Voltar - Início