Notícias
31/08/2012
Ministro diz que juro menor trará efeitos positivos para o setor de produção
 
(Fonte: Ministério da Fazenda) O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou positivamente o resultado do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado hoje pelo IBGE.

“É um prenúncio de resultados melhores no segundo semestre”, disse, durante coletiva à imprensa em São Paulo, nesta sexta-feira.

Para o ministro, a economia já começou a mostrar aceleração gradual, apesar da crise financeira internacional.

Ele ressaltou que o governo já tomou medidas que diminuíram os custos de produção e tornam mais vantajoso o investimento.

“Acredito numa recuperação da indústria”, afirmou. “A redução do IPI está surtindo efeito e deverá ser anunciada uma venda recorde do setor automobilístico”, adiantou.

O ministro comentou ainda que a queda da taxa selic também trará efeitos positivos para o setor de produção. “Algumas mudanças podem demorar a fazer efeito, mas a indústria toda se adaptará a juros menores.”

O ministro também citou que instituições e especialistas têm previsto um crescimento de 4% ou mais para o próximo ano. “Estamos numa transição para um crescimento maior”, concluiu.

Conforme o IBGE, economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre (de abril a junho) de 2012 em relação aos três primeiros meses de 2012. Em valores correntes, a soma de todas as riquezas produzidas pela economia no período alcançou R$ 1,1 trilhão.

Entre os setores analisados pelo instituto de pesquisa, na comparação com o trimestre anterior, a maior alta foi registrada pela agropecuária, que teve crescimento de 4,9%. O setor de serviços também registrou avanço, porém mais leve, de 0,7%.

Único setor a registrar queda (-2,5%), a indústria mostrou baixa em três das quatro atividades pesquisadas, puxada pelo recuo de 2,5% da indústria de transformação, seguida por extrativa mineral (-2,3%) e pela construção civil (-0,7%). Em eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, foi verificada alta de 1,6%.
Voltar - Início