Notícias
28/09/2012
Governo lança projeto piloto de pecuária sustentável
 
(Fonte: Portal do Planalto) O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está selecionando fazendas em onze municípios de Mato Grosso (MT) para instalar um projeto piloto de pecuária sustentável com capacitação técnica e extensão rural que podem recuperar as pastagens degradadas na região.

A iniciativa foi apresentada à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), nesta quinta-feira (27), em Brasília. Já estão garantidos recursos da ordem de 300 mil euros, oriundos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do governo holandês.

“O objetivo é mostrar para a sociedade e para o mundo que é possível produzir mantendo a mata como está e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade com a integração lavoura, pecuária e floresta. Assim, vamos produzir mais alimentos para o mundo com conservação do meio ambiente”, afirma a assistente técnica do Departamento Agrícola e Pecuária da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Adriana Bressan.

A instalação do projeto piloto está prevista para outubro. A idéia é alavancar iniciativas de pecuárias sustentáveis, com aumento da produção, redução da pressão por novos desmatamentos, recuperação de pastagens degradadas e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Para isso, já foi feito o pré-mapeamento dos onze municípios mato-grossenses onde serão selecionadas as fazendas para o desenvolvimento de unidades demonstrativas de pecuária sustentável. Nessas propriedades, serão realizados treinamentos práticos, levando em consideração as peculiaridades locais.

O projeto também vai promover a troca de experiência entre os pecuaristas e a negociação com o varejo para a comercialização dos produtos.

A proposta faz parte de um protocolo de intenções assinado em maio deste ano pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) para a redução de emissão de gases de efeito estufa por meio de recuperação de pastagens degradadas.

Durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina foi apresentada uma cartilha de extensão rural com instruções para pecuaristas sobre o controle de resíduos de produtos sanitários. A iniciativa pode ajudar a ampliar a produção com sustentabilidade. Portal do Planalto e Ministério da Agricultura.
Voltar - Início