Notícias
22/10/2012
Busca ativa: MDS faz teleconferência sobre como cidadãos pobres podem receber benefícios sociais
 
(Portal Planalto) O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai realizar, na próxima segunda-feira (22), das 9h às 10h30, uma teleconferência para explicar o funcionamento do busca ativa, mecanismo utilizado pelo governo federal para a identificação de famílias de baixa renda que ainda não estão no Cadastro Único, além de levar os benefícios sociais a públicos específicos, como moradores de rua, transexuais, ribeirinhos, pessoas com deficiência e famílias rurais.

Estratégia central do Plano Brasil Sem Miséria, a busca ativa – realizada por meio de equipes volantes em todos os estados, principalmente nos de grande território e baixa densidade populacional – identifica e cadastra pessoas que têm direito, mas continuam sem receber os benéficos sociais.

A teleconferência será exibida ao vivo pela TV NBR e pela internet para todo o Brasil e poderá ser acompanhada pelo Twitter do MDS. O público poderá participar por telefone e e-mail e fazer perguntas aos representantes do ministério, que serão divulgadas durante o programa.

Ação já antecipou metas do Bolsa Família

Segundo o MDS, pelo busca ativa, já foram localizadas e incluídas cerca de 700 mil famílias extremamente pobres no Programa Bolsa Família. A meta prevista para ser alcançada até dezembro de 2012 era de 640 mil famílias cadastradas e, apenas nos cinco primeiros meses do ano, foram alcançadas 687 mil.

“O Estado tem que se mobilizar e chegar a esse núcleo duro, que é a pobreza mais difícil de ser alcançada. Invertemos a lógica de esperar as pessoas baterem na porta do Estado", destacou a ministra do MDS, Tereza Campello, durante a divulgação dos resultados do primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria.

A NBR reapresentará a teleconferência nos dias 24 de outubro (quarta-feira), às 9h; 26 de outubro (sexta-feira), às 15h; e 28 de outubro (domingo), às 13h.
Voltar - Início