Notícias
14/03/2013
Dilma Rousseff anuncia modelo da Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial
 
(Portal Planalto) A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (14) o modelo institucional da Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que será uma organização social (OS), com o objetivo de fomentar a pesquisa e inovação tecnológica, por meio da cooperação entre instituições e empresas nacionais – em especial as pequenas e médias – que atuam nas áreas de tecnologia, ensino, pesquisa e desenvolvimento (P&D).
 
Sem fins lucrativos, a Embrapii é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Nasce com um orçamento de R$ 1 bilhão para 2013 e 2014, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e demais parceiros envolvidos.
 
No desenvolvimento de projetos pilotos nas áreas de tecnologia, ensino, pesquisa e desenvolvimento (P&D), a Embrapii contará com a participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), do Rio de Janeiro; do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo; e do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec); e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
 
No projeto piloto, o IPT desenvolve programa na área da biotecnologia, enquanto o INT atua nas áreas de energia e saúde, e o Cimatec em automação e manufatura. A iniciativa se espelha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), considerada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, como um dos principais fatores para as experiências positivas que o Brasil acumula no agronegócio.
 
“A Embrapa é um excelente exemplo da feliz união entre o conhecimento, a produção científico-acadêmica e o sistema produtivo”, ressaltou o ministro Raupp. “O Brasil está cada vez mais inserido no mercado externo e precisa manter a sua competitividade”, acrescentou. “Outra referência para a criação da Embrapii foi a organização alemã Sociedade Fraunhofer”.
Voltar - Início