Notícias
16/04/2013
Proposta de unificação de alíquotas do ICMS para 4% em oito anos será debatida pelos senadores
 
(Ministério da Fazenda de 15.04.2013) Presidente da CAE acredita que resistências à proposta foram vencidas
 
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, apresentou ao presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, senador Lindbergh Farias, no final da tarde dessa segunda-feira (15), um resumo das conversas realizadas nos últimos dias com parlamentares e secretários de Fazenda dos Estados sobre a proposta de reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O relatório do senador Delcídio Amaral, relator do Projeto de Resolução que trata do tema, deverá ser apresentado nesta terça-feira (16) na Comissão.
 
“O senador Delcídio deverá encaminhar uma proposta em que a alíquota do ICMS cairá de 12% para 4% em oito anos, mantendo uma alíquota diferenciada de 7% somente para os produtos industrializados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Essa é a principal linha da proposta construída no Confaz e que pode ser uma linha de consenso”, afirmou o secretário, após a reunião.
 
De acordo com o senador Lindberg Farias, o primeiro ponto da pauta da reunião da CAE nesta terça-feira (16) será a proposta de reforma do ICMS que gradualmente vai unificar as alíquotas. “A maior resistência, que era dos Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foi vencida quando o governo aceitou a alíquota de 7% para produtos industrializados nessas regiões”, comentou o senador.
 
O presidente da CAE acrescentou estar confiante na aprovação da proposta de unificação do ICMS na Comissão porque houve uma negociação política no Senado que prevê a discussão desse assunto em conjunto com um projeto de lei complementar que revisa o índice de atualização das dívidas estaduais. “Colocar os dois temas em conjunto vai facilitar a aprovação da reforma do ICMS”, disse o senador. Fonte: Assessoria de Comunicação Social – GMF
Voltar - Início