Notícias
22/04/2013
Inflação no país está sob controle”, diz Mantega
 
(Ministério da Fazenda de 19.04.2013) Em Washington, ministro reforça o comprometimento do governo no combate à alta de preços
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu nesta sexta-feira, em Washington, que sejam cumpridos os acordos de reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em entrevista a jornalistas, Mantega afirmou que esta foi uma das questões discutidas durante as reuniões que ocorreram hoje na capital norte-americana.
 
O ministro participou da Reunião de Primavera do FMI e do Banco Mundial, além da Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes dos Bancos Centrais do G20.
 
“Foram feitas críticas de que essa reforma estagnou, não está andando”, afirmou. “Houve uma manifestação dos BRICs e de outros países emergentes no sentido de que se cumpram os compromissos que foram assumidos de se fazer essa reforma”, acrescentou o ministro, em seguida.
 
De acordo com Mantega, a avaliação predominante na reunião do G20 é a de que a situação da economia mundial teve uma ligeira melhora em relação ao cenário dos últimos meses. “Os países emergentes estão puxando o crescimento mundial”, disse.
 
No entanto, o ministro ressaltou que a situação pouco favorável da economia mundial contrai a expansão do comércio e cria um fluxo de recursos de curto prazo, que atrapalha as economias emergentes.
 
“Isso diminui a competitividade das economias emergentes”, avaliou. “O Brasil foi um dos primeiros a equacionar esse problema. Estamos hoje com o câmbio mais estável”, completou.
 
Durante a entrevista, o ministrou também tratou do tema inflação e afirmou que o problema está sob controle. “É preciso impedir que essa inflação, que agora tende a cair, possa contaminar outros preços que não têm pressões inflacionárias”, concluiu. Fonte: Assessoria de Comunicação Social – GMF
Voltar - Início