Notícias
19/08/2013
Governo lança Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia nesta segunda-feira
 
(Planalto) O ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está lançado nesta segunda-feira (19), em São Paulo, a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). A INB está alinhada com os objetivos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e ao Plano Brasil Maior. O ministro Marco Antonio Raupp e o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação MCTI, Alvaro Prata, participam da cerimônia, no hotel Macksoud Plaza.

No mesmo ato será apresentado o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), sistema de laboratórios multiusuários direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanociências e nanotecnologias, que ampliará o acesso de pesquisadores e empresas à infraestrutura laboratorial brasileira.

Os 26 laboratórios que integrarem o SisNano terão prioridade nas políticas públicas de apoio à infraestrutura de laboratórios e formação de recursos humanos altamente qualificados, de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e associadas ao Plano Brasil Maior.

A nanotecnologia é utilizada para criar materiais, produtos e processos por meio de manipulação de átomos e moléculas e é considerada a tecnologia-chave do século XXI, especialmente pelas suas diversas aplicações, desde a fabricação de medicamentos até computadores com maior capacidade de armazenamento, tudo em escala nanométrica (um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro), podendo proporcionar benefícios socioambientais. Fonte: Portal Planalto com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Voltar - Início