Notícias
05/09/2013
Vai a Plenário acordo Brasil-Reino Unido para evitar bitributação de salários
 
(Fonte: Redação da Agência Senado) A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (5), acordo entre os governos do Brasil e do Reino Unido para evitar a dupla tributação de salários recebidos por membros de tripulação de aeronaves operadas em tráfego internacional. O documento foi assinado em Brasília em 2 de setembro de 2010.
 
Segundo o relator, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o ato internacional fixa a residência do tripulante como regra de conexão. Assim, o Estado em que o contribuinte estabelece sua habitação permanente tem o direito exclusivo de tributação.
 
Dornelles lembrou que, conforme a legislação britânica, o imposto de renda é devido em relação aos rendimentos anuais de qualquer pessoa, ainda que não residente no Reino Unido, decorrentes do exercício de profissão nesse Estado.
 
Dessa forma, acrescentou, a ausência de instrumento normativo internacional nesse campo sujeita cidadãos brasileiros sem residência ou presença fiscal no Reino Unido à imposição do imposto de renda britânico.
 
O projeto de decreto legislativo que aprova o acordo será examinado pelo Plenário do Senado.
Voltar - Início