Notícias
02/10/2013
Mercedes-Benz é décima montadora a anunciar investimentos no Brasil por causa no Inovar-Auto
 
Brasília (1° de outubro) – A Mercedes-Benz é a décima montadora a anunciar investimentos no Brasil desde a entrada em vigor do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), em janeiro deste ano. A nova fábrica da empresa, que será de automóveis de passeio e será construída em Iracemápolis (SP), receberá investimentos de R$ 500 milhões e deve gerar mil empregos diretos.

O anúncio foi feito hoje pelo CEO mundial da Mercedes-Benz, Andreas Renschler, e pelo presidente da montadora no Brasil, Philipp Schiemer, após audiência com a presidenta Dilma Rousseff, da qual participou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. A fábrica começará a operar em 2016 e terá capacidade de produção de 20 mil unidades por ano. Serão produzidos os modelos Classe C e o GLA.

A Mercedes-Benz já produz caminhões no Brasil, em duas unidades instaladas em Juiz de Fora (MG) e São Bernardo de Campo (SP), mas segundo Renschler, a empresa decidiu voltar a fabricar carros de passeio porque espera um aumento expressivo do mercado de luxo no país. “Confiamos no futuro do país”, destacou o CEO mundial da empresa.

O ministro Fernando Pimentel ressaltou os investimentos anunciados por representaram confiança na economia do Brasil e a confirmação de que o Inovar-Auto está cumprindo o objetivo de atrair indústrias e gerar renda e emprego. “Com a chegada das empresas do segmento premium, nós estamos entrando num nicho que interessa muito para a nossa indústria como um todo que é o nicho de alta tecnologia”, destacou.

Até agora, foram anunciados investimentos de R$ 7,8 bilhões em decorrência do regime automotivo do governo brasileiro. Além da Mercedes, Audi, BMW e Mercedes-Benz já anunciaram sua instalação no Brasil para produzir carros de luxo.

Outras sete empresas estão investindo em fábricas no país por causa do Inovar-Auto: as japonesas Nissan e Mitsubishi, as chinesas JAC Motors e Chery, a Caoa e, no grupo de caminhões pesados, DAF Caminhões e Metro-Schacman. O Inovar-Auto incentiva a fabricação de automóveis no Brasil a partir de incentivos como a desoneração o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 30%, para empresas que estimulem a inovação, pesquisa e desenvolvimento no país.

Fonte: MDIC
Voltar - Início